Pular para o conteúdo
BRASIL

No dia 15 de março, a UFRJ também vai parar

Por Jorge Badaui, do Rio de Janeiro, RJ

Somando-se ao Dia nacional de lutas de paralisações contra a reforma da previdência, que promete uma forte mobilização no Rio de Janeiro, a UFRJ vai parar. Professores, trabalhadores técnicos-administrativos e estudantes estão mobilizando a comunidade acadêmica para a luta contra a PEC 287 e suas consequências desastrosas para as universidades públicas.

A ADUFRJ, seção sindical do ANDES-SN, aprovou em assembleia de professores a paralisação das atividades docentes. No mesmo sentido, também o SINTUFRJ, que representa a categoria dos funcionários da instituição, definiu em assembleia a greve de 24h. O DCE também é parte da mobilização, está fazendo atividades de mobilização.

ADUFRJ

Além da paralisação, o sindicato dos professores da UFRJ está promovendo dois debates, nesta quarta-feira, para mobilizar a categoria para o ato unificado, na Candelária.

11h Debate sobre a reforma da previdência, com o diretor da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto – na sala C208 do CT

15h Troca de ideias sobre a reforma da previdência, com Assessora de assuntos econômicos do Senado Federal, Esther Dweck – na sala 106 do IFCS. Este evento também convocado pelo SINTUFRJ, DCE, APG e ATTUFRJ.

SINTUFRJ

O Sindicato, seção sindical da FASUBRA, fará, além da paralisação, uma concentração às 8h no Hospital Universitário.

Na pauta da paralisação, além da luta em defesa da aposentadoria, contra o corte efetuado pelo MPOG da rubrica dos 28,86%, conquistada em ação judicial. Os técnico-administrativos da UFRJ pedem, ainda, o fim dos cortes nas verbas da saúde e da educação.

DCE-UFRJ

O Diretório Central dos Estudantes está recebendo os alunos novos na tradicional “calourada”, neste início do novo ano letivo. Com o mote “Em pé de guerra: nenhum direito a menos!”, a entidade está distribuindo panfletos na universidade e se somando à convocação de uma aula pública com o tema “Mulheres e a Reforma da Previdência”. Terá a participação de Juliana Fiuza e da professora da Escola de Serviço Social Sara Granemann. A atividade é convocada em conjunto com o ANDES e acontece às 14h, na Candelária.