Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Enquanto educação for privilégio, lutar é preciso. Nesse 15 de março, as aulas serão nas ruas

Jean Montezuma, de Salvador

Hoje é mais um dia em que Miguel, meu sobrinho de 2 anos, deveria estar na Creche. O ano letivo da rede municipal de Salvador começou dia 06 de fevereiro, porém para a turma dele as aulas não começaram por falta de corpo docente. Tudo que a direção da Creche informa é que simplesmente “não há prazo para resolução da situação”.

Descontado o recesso do carnaval, já são 19 dias letivos perdidos e sem nenhuma perspectiva de resolução apontada pela prefeitura e direção da unidade. São 19 dias em que os membros da família se revezam uns faltando aula, outro deixando de procurar emprego, outra às vezes faltando ao trabalho, tudo para que Miguel, a criança, não fique sem assistência. Essa realidade, infelizmente, se repete na vida de milhares de famílias em Salvador e no Brasil. Nunca é demais frizar, que nessas situações as maiores prejudicadas são as mulheres. São elas que na maioria das vezes abrem mão de seus empregos para cuidar dos filhos. São elas também, na figura das tias, avós, irmãs mais velhas, que acabam por tomar conta das crianças para as mães poderem trabalhar.

A mesma prefeitura que gasta rios de dinheiro financiando grandes artistas no carnaval, ou que é a número um em gastos com propaganda e publicidade no país, não dá a mínima quando o assunto é educação. Em Salvador, mais de 70% das crianças de 0-5 anos não estão nas creches pois faltam unidades e vagas. Pra piorar, após todo ritual de sacrífico para conseguir uma vaga, muitas crianças acabam passando pela mesma situação de meu sobrinho.

O descaso e o descompromisso político da prefeito ACM Neto é gigante, assim como gigante é sua hipocrisia. Amanhã, quando todas as escolas da rede pública municipal e estadual estarão fechadas, por conta da greve nacional da educação que se estendeu para as outras categorias, fazendo do 15 de março um grande dia de luta contra a reforma da previdência e os ataques do governo golpista de Temer, vamos acompanhar na TV , e nos demais veículos de comunicação , a hipocrisia do prefeito e seus aliados da grande imprensa.

Eles irão dizer que milhares de crianças e adolescentes ficaram sem aula, que é um absurdo, um prejuízo. Vão tentar nos escandalizar com os “danos colaterais ” da manifestação. Peço a você, que leu esse texto até aqui, que se lembre disso na hora em que ouvir o prefeito e seus representantes vomitando esse papinho furado. Converse com seus amigos e familiares, não deixe que aqueles que, por motivos mil, não estarão presentes nas manifestações, formarem suas opiniões pelas mentiras que governos como o de ACM Neto disseminarão pela grande imprensa.

São dias de luta como o de amanhã que fortalecem a batalha pela educação pública e pelos demais direitos que estão na mira desse governo ilegítimo de Michel Temer, cujo o prefeito ACM Neto (DEM) é um fiel aliado.

Amanhã, de fato, as crianças não estarão nas escolas. Isso porque as aulas serão nas ruas, uma aula de luta pra defender no presente, aqui e agora, o nosso futuro que está sendo roubado.