Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Inglaterra: Centenas de milhares nas ruas contra a austeridade e em defesa da saúde pública (NHS)

Por Vicente Marconi, Londres(Inglaterra)

 

Pela segunda vez em menos de dois meses, Londres assistiu a uma mega-manifestação com centenas de milhares de pessoas. No sábado, 04 de março, foi a vez de um grande ato nacional em defesa do sistema público de saúde (NHS). O NHS, que já foi uma referência mundial nesse tipo de serviço, sofre diretamente com os cortes e privatizações decorrentes dos programas de austeridade aplicados pelos governos do país. Recentemente, a Cruz Vermelha Internacional decretou o NHS em “estado de calamidade”. Neste mês, o governo conservador comandado pela PM Theresa May está apresentando o orçamento para o próximo trimestre, e mais cortes na saúde estão sendo previstos.

A direita usa o racismo e a xenofobia para desviar a atenção das reais causas do problema. Culpam o “grande número de imigrantes” pela piora nos serviços, o que foi bastante assinalado durante o referendo do Brexit. Por isso, um dos eixos presentes em muitos dos cartazes era o combate ao racismo, apontando os verdadeiros responsáveis pela crise e reafirmando o valor que trabalhadores imigrantes agregam não só ao NHS mas à sociedade em geral. Deixando claro que a destruição do NHS se dá pela política do governo May (e de seus anteriores), que insiste em seguir cortando recursos e privatizando o sistema, o que está levando o NHS ao desmantelamento.

A composição do ato foi outro ponto bastante interessante. Foi um ato predominantemente da classe trabalhadora. Muitos trabalhadores da área de saúde, uniformizados e em colunas por hospital, além de sindicatos e associações de todo o país. Diversas outras categorias estavam presentes, assim como os principais sindicatos e partidos de esquerda do país. Foi um grande ato, vitorioso e unitário, mostrando ao governo britânico que a classe trabalhadora está disposta a resistir e defender suas conquistas sociais.

A manifestação terminou na Parliament Square, em frente ao Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico. E com certeza, ainda mais depois de tal manifestação, os trabalhadores britânicos seguirão lutando na defesa não apenas do NHS, mas da Educação, Transportes, contra essas políticas covardes de austeridade que empobrecem milhões para garantir a marge de lucro de poucos e contra o racismo, a xenofobia e a extrema-direita. Save the NHS, Tories Out!!! A saída é pela esquerda!

Foto: AFP/BBC