Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Mais de 3 mil mulheres no 8 de Março em Fortaleza

Por Nericilda Rocha, de Fortaleza,CE

Muito cedo as mulheres começaram seus protestos. Já na madrugada, as mulheres rodoviárias realizaram panfletagem. As operárias da confecção feminina realizaram um ato de 1 hora em uma das maiores fábricas do setor, e as operárias da construção civil paralisaram suas atividades pela manhã para participar do ato unificado.

Às 9 horas  mais de 3 mil mulheres, de todos os coletivos feministas, a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Bloco de Esquerda (PSOL, NOS, MAIS, LSR) e varias outras organizações, saíram em passeata num clima de unidade como há muito não se via no 8 de março.  Batucadas, cantoria e palavras de ordem contra a reforma da previdência,  pela vida das mulheres, pelo direito ao aborto leģal e seguro, contra o feminicidio e pelo Fora Temer, embalaram as manifestantes.

Todas as oradoras destacaram que o ato aqueceu os tambores para o dia 15/3 que conforme preparação unificada, tende a ser uma paralisação muito forte.

Um dos momentos fortes do 8M foi a homenagem a travesti Dandara dos Santos brutalmente assassinada recentemente vítima da violência transfóbica.

A manifestação foi encerrada com um ato cultural em frente ao prédio da Previdência social e num clima de grande vitória.  Indiscutivelmente que a mulherada saiu extremamente fortalecida pela Unidade alcançada.

Foto: Ramó Alcântara

Marcado como:
8 de março / fortaleza