Pular para o conteúdo

Cai Muro no novo Pinheirinho

Exatos 70 dias depois da entrega das chaves das chaves das 1461 casas do “Residencial Pinheirinho dos Palmares II” acontece do primeiro incidente por negligência da Prefeitura do Sr. Felício.

Dois meses e dez dias depois da entrega das chaves e das casas não pôs fim à história das lutas dos trabalhadores do Pinheirinho. Desde a entrada nas novas moradias, vários problemas já apareceram, de encanamentos entupidos com cimento, erros de projeto, só um ponto de luz para dois cômodos, obras inacabadas etc. Mas o mais emergencial é que como o novo terreno é em declive, faz-se necessário a construção de vários muros de arrimo, sob pena de deslizamento, ainda mais com essa chuva que não passa.

IMG-20170303-WA0014

Várias quadras têm no fundo das casas um desnível de mais de 2,5 metros, o solo da área é todo argilo-arenoso, quase sem calcário ou granito. Se não forem construídos urgentemente escoras provisórias e os muros de arrimo em definitivo, muito provavelmente algumas casas novinhas, recém entregues, vão desabar, com grave risco à vida dos moradores, a maioria crianças.

Hoje, dia 03 de março de 2017, por volta do meio dia um muro, no fundo de umas das casas, não aguentou a pressão da terra encharcada devidos às fortes chuvas e cedeu.

Felizmente não houve nenhum ferido, mas muitas casas já estão em risco e as famílias que nelas habitam correm perigo.

IMG-20170303-WA0013

A segunda empresa que assumiu as obras do assentamento urbano do novo Pinheirinho aceitou continuar a empreitada com a condição de um aditivo ao contrato com a Prefeitura de São José dos Campos e com a Caixa Econômica Federal de haver um complemento de verbas para a construção de muros de arrimo nas declives acima de 1,5m (um metro e meio). Aditivo esse que foi feito.

Entretanto, somente foram construídos muros de arrimo em declive superiores a 3,5m.

Os moradores do Novo Pinheirinho ainda não sabem se foi feito o repasse das verbas adicionais à empresa e se foi, porque os muros não foram construídos.

 São José dos Campos, 03 de março de 2017.

                                                 Comissão de Moradores pela imediata construção dos muros de arrimo.