Pular para o conteúdo

Sem apoio real nas redes sociais, perfis falsos defendem o decreto que ataca a educação em Porto Alegre

Por: Francisco da Silva, de Porto Alegre, RS.

Desde que o Prefeito Nels0n Marchezan (PSDB) junto com o Secretário da Educação Adriano de Brito no dia 21/2 anunciaram o decreto 19.685 que ataca a educação, a indignação dos professores e da comunidade escolar só tem crescido. Como publicamos em matéria recente, assim que Marchezan sentiu a pressão dos educadores, pais e alunos contrários ao decreto, iniciou uma campanha publicitária para disputar a opinião pública e isolar o movimento contrário ao decreto. 5 dias depois de iniciada a campanha, até agora podemos dizer que ela foi um fracasso completo: nas redes sociais cada post do prefeito e da prefeitura são enfrentados com enxurradas de críticas e memes da população.

Desde o dia 22 de fevereiro mas principalmente desde o dia 24 – mesmo dia do início da campanha publicitária, coincidência ou não – começaram a surgir dezenas de perfis falsos defendendo o decreto e apoiando o prefeito Marchezan. Como nos alertou professora através de denúncia ao site e nós confirmamos, os perfis falsos atuam com força nos posts do prefeito e da prefeitura, mas também aconteceu nos post do Sindicatos dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e da Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (ATEMPA) e até nos perfis individuais de pessoas contrárias à proposta. Como nos relatou uma educadora, em alguns casos houve até ameaças que depois foram apagadas.

Entenda mais sobre política e perfis falsos
A utilização de perfis falsos (também chamados de fakes) já é ferramenta comum dos grandes partidos e governos mundo afora. Mas há uma sofisticação dessa ferramenta chamada, na palavra em inglês, bots. Não são apenas perfis falsos, mas robôs com conteúdo padronizado para intervir nas redes sociais e influenciar politicamente as pessoas. Já é um instrumento utilizado amplamente nas campanhas eleitorais dos EUA. E no Brasil o jornal da grande imprensa Estadão também publicou matéria falando sobre os robôs intervindo nas eleições presidenciais de 2014. Segundo explicou para um site alemão o especialista Phil Howard, professor do Instituto de Internet da Universidade de Oxford “Já vimos bots discutindo uns com os outros. E já vimos pessoas reais discutindo com eles”.

Leia na íntegra artigo publicado na revista alemã Deutsche Welle e republicado na Carta Capital.

A luta é nas ruas e nas redes
Não temos como afirmar se as dezenas de perfis falsos apoiando o decreto são robôs ou pessoas de carne e osso com receio de sair do anonimato. O que podemos dizer sem dúvida é que Marchezan está acuado. A utilização de perfis falsos é um sintoma de que pessoas de carne e osso não estão dispostas a apoiá-lo. A pressão dos educadores é grande e a luta a recém começou. Mas não podemos subestimá-lo: ele é o elo local de um ajuste nacional aos trabalhadores, mulheres e juventude. E conta com apoio de toda a elite local e da grande imprensa.

Para barrar este ataque será mais necessário do que nunca a aliança com todos os servidores públicos municipais, que se já não estão sendo atacados mais cedo ou mais tarde serão, e a comunidade escolar: os pais, os alunos, as terceirizadas devem se unir num grande movimento para barrar este decreto. Se os professores vencem todos vencem. Seria muito importante se aliar também com o restante dos atacados e esquecidos pelo governo municipal, estadual e federal: neste momento os rodoviários de Porto Alegre travam uma luta contra a precarização da CARRIS e por um reajuste salarial digno: lembremos que os empresários do transporte são grandes aliados de Marchezan; De norte a sul do país, a partir da convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estão sendo convocadas mobilizações contra a reforma da previdência e trabalhista no dia 15/3. E as mulheres, que em Porto Alegre são a maioria das educadoras, estão convocando um dia internacional de luta no 8/3 que no Brasil será contra a reforma da previdência e pelo #NenhumaAMenos, basta de violência à mulher!

Estamos recebendo várias denúncias, vídeos e depoimentos. Mande o seu também e ajude a convencer mais pessoas que o decreto 19.685 ataca a educação e deve ser revogado imediatamente pelo prefeito Marchezan (PSDB). A luta é nas ruas e nas redes sociais. Envie para nós via e-mail ([email protected]), pela nossa página no facebook ou pelo whats app (11) 98646-5160

Saiba mais:

Começa os ataques do prefeito Marchezan (PSDB) em Porto Alegre e os professores respondem com protesto massivo

Plenária massiva de professores decide dar um passo adiante na luta contra os ataques de Marchezan (PSDB) à educação

EMEF América se posiciona contra os ataques de Marchezan (PSDB) à educação em Porto Alegre

Marchezan (PSDB) contra ataca professores de POA com campanha publicitária. População responde com enxurrada de críticas nas redes sociais

Educadora de Porto Alegre: secretário de educação desconhece a realidade das escolas

Lutadoras(es) de Porto Alegre lançam abaixo assinado pela revogação do decreto que ataca a educação

 Foto: retirada das redes sociais. Apenas um dentre tantos exemplos.