Bloco Maria Baderna agitou Santa Tereza, em BH
Publicado em: 1 de março de 2017
Da Redação
Em Belo Horizonte, o bloco Maria Baderna agitou Santa Tereza na terça de Carnaval. Mesclando suas próprias marchinhas com as mais tradicionais, ele conquistou os foliões de Beagá e mobilizou muitos fãs de Contagem para acompanhá-lo. O bloco foi criado por artistas que atuam nos movimentos sociais de Contagem e reivindicam mais apoio dos governos para os artistas locais. O desfile na própria cidade ocorreu no sábado (25).
O nome Maria Baderna faz referência a Marietta Maria Baderna, dançarina italiana que refugiou-se no Brasil no Século XIX e introduziu passos de dança dos escravos no balé. O sincretismo foi considerado imoral na época, ela foi perseguida e nome entrou na língua portuguesa como sinônimo de desordem e bagunça. O grupo escolheu esse nome em 2013 depois que autoridades locais os designaram como “baderneiros”. (Conheça a história do grupo).
Seguindo a melhor tradição do Carnaval de rua o bloco trouxe para a folia a contestação. Os “baderneiros” cantaram marchinhas ironizando o racionamento de água, a crescente repressão contra as manifestações de 2013 e, claro, puxando o maior grito de guerra deste Carnaval: “Fora Temer”.
Vídeo: Quando a Baderna passou ninguém se calou.
Vídeo: “Eu sou baderneiro. Mistura de balé com dança de terreiro”
Vejam mais fotos:
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo