Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Somente a unidade de quem luta irá derrotar Jonas e seus aliados do STMC

Por André Azem e Diego Vilanova, do MAIS Campinas.*

Hoje aconteceu a assembleia de eleição para comissão eleitoral do sindicato dos servidores públicos municipais de Campinas, convocada no dia 19 de fevereiro (domingo) no jornal Todo Dia de Americana. A categoria tomou mais um golpe do sindicato, que  desrespeitou liminar judicial que proibia a realização da assembleia, por conta do prazo de divulgação da mesma. Em meio a isso, o sindicato lotou seu auditório de funcionários comissionados (apadrinhados políticos da prefeitura) e aposentados para votar sua própria comissão eleitoral, agrediu membros dos movimentos de oposição, esbanjando de seu machismo, bem conhecido no movimento.

Tudo isso demonstra que a atual diretoria, atrelada descaradamente ao governo Jonas (PSB), não tem interesse em realizar um processo eleitoral amplamente democrático, participativo e transparente. Pelo contrário, a exemplo do velho sindicalismo, se movimentam para se manterem no poder do sindicato atendendo apenas seus próprios interesses e os do governo municipal, a despeito dos da categoria.

Diante desse cenário sindical, é mais que necessária a construção de uma unidade  de todos os movimentos que fazem oposição ao Governo Jonas e a atual diretoria do STMC. É preciso uma composição de uma grande chapa de lutadores e lutadoras para varrer os governistas do sindicato, buscando resgatar a unidade da categoria para enfrentar o governo contra os diversos ataques que estão em curso se projetam desde o governo federal até a municipalidade.

Sabemos que essa unidade não pode ser construída a “qualquer custo”, mas acreditamos que exista, nos diversos grupos organizados e os diversos trabalhadores e trabalhadoras independentes, que tem realizado oposição regular à diretoria do STMC e ao Governo Jonas, um grande espaço e confluência para que essa isso se concretize. Para isso é preciso que os movimentos convoquem uma grande plenária conjunta e nela firmar uma unidade da oposição, sob uma plataforma de propostas e compromissos construída com a categoria, que agoniza com a ausência de uma direção sindical independente e combativa. Em meio a essa construção acreditamos que alguns pontos sejam essenciais para uma unidade. Listaremos abaixo algumas de nossas ideias.

Uma plataforma nos marcos de um sindicalismo democrático, oposto a realidade sindical que tanto afastou os trabalhadores da luta nos últimos anos e os fez acreditar que seus interesses e o dos governos poderiam ser conciliados. Acreditamos que este programa deve ter claramente um perfil contrário a gestão de Jonas Donizetti (PSB) o melhor amigo dos grandes empresários de Campinas. Um governo que parcela e atrasa salários, destrói a previdência do funcionalismo, sucateia e privatiza o serviço público e tem como base política de sustentação a câmara de vereadores mais conservadora dos últimos tempos. Além disso o governo dispõe de uma gama de funcionários comissionados, que promovem um assédio avassalador contra os/as trabalhadores/as do serviço público.

Que essa unidade também reflita as lutas que estão sendo tocadas em todo país contra os ataques do governo ilegítimo de Temer, que quer acabar com nosso direito greve, continuar os planos de desmonte da previdência social, iniciado na década de noventa  e continuado em todos os governos. Uma unidade contra o machismo e todas as formas de opressão que matam as trabalhadoras todos os dias em nosso país. Essa plataforma, em nossa opinião, deve ser de luta frontal contra a reforma trabalhista e à PEC do Fim do Mundo, que limita os gastos públicos por 20 anos, reduz concursos, sucateia e privatiza os serviços, deixando a população à beira da barbárie.

Unidade para derrotar os governistas! Por um sindicato independente de governos e partidos!

Contra os ataques  do governo Jonas Donizetti ao serviço público de Campinas!

Fora o governo ilegítimo de Temer e seus aliados! Contra as reformas da previdência e trabalhista!

Abaixo A PEC do Fim do Mundo!

Contra todas as formas de opressão, dentro e fora do sindicato!

*MAIS é o Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista