Pular para o conteúdo
BRASIL

Um déspota a menos no caminho de quem luta

Por: Juliana Favoretto, do ABC Paulista

Em dezembro de 2016, professores e alunos da Escola Estadual Maria Auxiliadora Marques receberam a notícia sobre o fechamento do período noturno da maneira mais infame.

A antiga gestão havia alegado uma pressão da diretoria de ensino de São Bernardo do Campo, sendo que esta afirmava que o fechamento era uma iniciativa da própria ex-gestora.

A diretora entregou um papel aos alunos para escolherem entre três escolas de referência caso o noturno da Unidade Escolar (UE) referida não fosse aberto. Logo em seguida, induzia os pais a assinarem uma declaração de compatibilização, que definia de vez a escola escolhida para transferência. É desnecessário mencionar que tal ação resultaria no fechamento do período e impactaria a vida funcional de diversos membros do grupo docente.

Depois de várias tentativas sem sucesso de conversa com a diretora, os professores indignados e repugnados com tamanho despreparo decidiram, então, fazer um manifesto, com o propósito de ler para ela em uma reunião que contaria inclusive com a presença de membros do Comitê ABCD em luta pela educação, do MAIS e da APEOESP.

A gestora apresentou uma postura totalmente arrogante e autoritária, dizendo que era ela quem “mandava” na escola e que nenhum membro de sindicato ou comitê faria parte daquela reunião. Afirmou também que conversaria com os professores “dela”, sem a presença de terceiros. Contudo, os professores alegaram que já haviam tentado uma conversa com ela e a gestora se mostrava irredutível: o período noturno seria fechado devido a existência de baixa procura.

Depois de muita luta, conseguimos abrir salas de Ensino Médio regular, obtivemos autorização para abertura de EJA (Educação de Jovens e Adultos), a recondução da coordenadora (cessada em clara retaliação por apoiar a manutenção do ensino noturno) e o afastamento da diretora da E. E. Maria Auxiliadora Marques. Essa vitória, obtida na base de muita persistência e união de diferentes grupos representativos das lutas das classes trabalhadoras, apresenta um marco significativo na região do ABCD.

Em meio a tantas derrotas e pressões das mais diversas, oriundas de políticas públicas que massacram os trabalhadores, foi possível alcançar um resultado positivo que atinge diretamente a reorganização velada promovida pelo Governo Alckmin, o que prova ser possível, a partir de ações organizadas e espírito combativo, iniciar uma batalha ininterrupta com o intuito de levar esses déspotas à lona em um trabalho de longo prazo.