Pular para o conteúdo
CULTURA

Artistas protestam contra Trump e defendem imigrantes em prêmio SAG Awards

Da Redação

Protestos contra medidas de Donald Trump marcam 23ª edição do prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG Awards), que aconteceu neste domingo (29), em Los Angeles. A decisão de proibir a entrada de imigrantes de sete países foi alvo de protesto entre os artistas.

A atriz de ‘La la land: Cantando estações’, Emma Stone, afirmou serem as coisas hoje nos EUA “intoleráveis e apavorantes” e, segundo ela, “requerem ação”.

Entre os artistas também se colocou a atriz da série ‘Veep’ Julia Louis-Dreyfus. Seu pai foi procurar abrigo nos EUA após perseguição religiosa no seu país de origem, a França, que, à época, se encontrava ocupada por nazistas. “Quero que saibam que eu sou filha de um imigrante”, disse. Julia se disse horrorizada com o veto aos imigrantes, o qual considerou “uma falha” e um ato “antiamericano”. “Eu sou uma americana patriota, amo este país, e por amar este país estou horrorizada com suas falhas”.

Também se colocou o ator Mahershala Ali, ao dizer que o que mais aprendeu com ‘Miinlight: Sob a luz o luar’ foi “o que acontece quando se perseguem pessoas”. “A minha mãe é uma sacerdotisa evangélica. Eu sou muçulmano. Ela não ficou contente quando lhe disse que havia me convertido, há 17 anos. Mas, digo-vos hoje: pusemos isso de lado e conseguimos estar juntos, amamo-nos. Esse amor cresceu e a questão da religião não é assim tão importante”, considerou.

No tapete vermelho, o ator de ‘The Big Bang Theory’ Simon Helberg apareceu com uma placa com os dizeres “refugiados bem-vindos”. Sua mulher, Jocelyn Towne, com a frase escrita no colo, “deixe-os entrar”.

Entre os principais vencedores da noite esteve a série “Stranger things”, prêmio muito comemorado pelo elenco. Um dos discursos mais empolgante foi do ator David Harbour, que interpreta o xerife Jim Hopper. “Vamos abrigar os estranhos e marginalizados, nós vamos caçar os monstros”, afirmou. “Quando estivermos perdidos em meio à hipocrisia e à violência de certos indivíduos e certas instituições, assim como o xerife Hopper, vamos socar a cara de algumas pessoas quando elas tentarem destruir os fracos, os sem-direitos e os marginalizados”, completou.

O vídeo foi reproduzido pela página Quebrando Tabu, a seguir:


Também a série ‘Orange is the New Black’. Em comemoração ao melhor elenco de série cômica, Taylor Schilling afirmou: “Gostaríamos de dizer, sobretudo, que estamos aqui a representar um grupo heterogêneo de pessoas, que representam gerações de famílias que vieram até aqui à procura de uma vida melhor. De lugares como a Nigéria, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Irlanda. Sabemos que cabe a nós e a todos vós continuar a contar histórias que mostram que aquilo que nos une é mais forte do que as forças que procuram separar-nos”.

O protesto dos artistas americanos lembrou a iniciativa da equipe do filme brasileiro ‘Aquarius’, que protestou contra o impeachment e o governo ilegítimo de Michel Temer, durante o festival de Cannes.

 

Foto: reprodução sic