Da Redação
Protestos contra medidas de Donald Trump marcam 23ª edição do prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG Awards), que aconteceu neste domingo (29), em Los Angeles. A decisão de proibir a entrada de imigrantes de sete países foi alvo de protesto entre os artistas.
A atriz de ‘La la land: Cantando estações’, Emma Stone, afirmou serem as coisas hoje nos EUA “intoleráveis e apavorantes” e, segundo ela, “requerem ação”.
Entre os artistas também se colocou a atriz da série ‘Veep’ Julia Louis-Dreyfus. Seu pai foi procurar abrigo nos EUA após perseguição religiosa no seu país de origem, a França, que, à época, se encontrava ocupada por nazistas. “Quero que saibam que eu sou filha de um imigrante”, disse. Julia se disse horrorizada com o veto aos imigrantes, o qual considerou “uma falha” e um ato “antiamericano”. “Eu sou uma americana patriota, amo este país, e por amar este país estou horrorizada com suas falhas”.
Também se colocou o ator Mahershala Ali, ao dizer que o que mais aprendeu com ‘Miinlight: Sob a luz o luar’ foi “o que acontece quando se perseguem pessoas”. “A minha mãe é uma sacerdotisa evangélica. Eu sou muçulmano. Ela não ficou contente quando lhe disse que havia me convertido, há 17 anos. Mas, digo-vos hoje: pusemos isso de lado e conseguimos estar juntos, amamo-nos. Esse amor cresceu e a questão da religião não é assim tão importante”, considerou.
No tapete vermelho, o ator de ‘The Big Bang Theory’ Simon Helberg apareceu com uma placa com os dizeres “refugiados bem-vindos”. Sua mulher, Jocelyn Towne, com a frase escrita no colo, “deixe-os entrar”.
Entre os principais vencedores da noite esteve a série “Stranger things”, prêmio muito comemorado pelo elenco. Um dos discursos mais empolgante foi do ator David Harbour, que interpreta o xerife Jim Hopper. “Vamos abrigar os estranhos e marginalizados, nós vamos caçar os monstros”, afirmou. “Quando estivermos perdidos em meio à hipocrisia e à violência de certos indivíduos e certas instituições, assim como o xerife Hopper, vamos socar a cara de algumas pessoas quando elas tentarem destruir os fracos, os sem-direitos e os marginalizados”, completou.
O vídeo foi reproduzido pela página Quebrando Tabu, a seguir:
Também a série ‘Orange is the New Black’. Em comemoração ao melhor elenco de série cômica, Taylor Schilling afirmou: “Gostaríamos de dizer, sobretudo, que estamos aqui a representar um grupo heterogêneo de pessoas, que representam gerações de famílias que vieram até aqui à procura de uma vida melhor. De lugares como a Nigéria, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Irlanda. Sabemos que cabe a nós e a todos vós continuar a contar histórias que mostram que aquilo que nos une é mais forte do que as forças que procuram separar-nos”.
O protesto dos artistas americanos lembrou a iniciativa da equipe do filme brasileiro ‘Aquarius’, que protestou contra o impeachment e o governo ilegítimo de Michel Temer, durante o festival de Cannes.
Foto: reprodução sic
Comentários