Pular para o conteúdo
BRASIL

Lutas e pressão em Florianópolis

Por: Michel Silva, de Blumenau, SC

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o pacote de maldades enviado à casa pelo prefeito recém-eleito, Gean Loureiro (PMDB). O pacote de projetos encaminhado às pressas pelo prefeito inclui matérias que facilitam liberação de obras e alteram sem discussão com a sociedade o Plano Diretor. Além desses ataques, também foram enviados projetos que retiram direitos dos servidores públicos municipais, que estão em greve há uma semana.

Os vereadores, em uma sessão com cerca de doze horas de duração, foram aprovando o pacote quase sem discutir. A tramitação do projeto foi feita em poucos dias, sem espaço para discussão com a sociedade e até mesmo de análise cuidadosa por parte dos vereadores. Durante a sessão, as votações foram encaminhadas com pressa, sem debate. Em muitos momentos, os vereadores da oposição, liderados pela bancada do PSOL, eram ignorados pelo presidente da Câmara quando pediam a palavra. Os vereadores da base governista, que pouco se pronunciaram, votavam automaticamente a favor dos projetos apresentados pelo prefeito.

Diante desse quadro, os servidores públicos municipais e demais movimentos populares, que cercavam a Câmara de Vereadores, começaram a se exaltar. Como resposta, a Polícia Militar foi chamada a reprimir os trabalhadores, utilizando spray de pimenta e balas de borracha. Como saldo, vários trabalhadores ficaram feridos.

O processo político em curso na cidade tem relação direta com as medidas de austeridade que estão sendo implementadas nacionalmente pelo governo Temer. O novo prefeito alega que assumiu uma Prefeitura quebrada e, por isso, precisa diminuir gastos, optando por atacar os salários e a previdência dos trabalhadores. O processo político em curso também tem mostrado fissuras no interior da própria burguesia da cidade, com a saída de um dos membros do novo governo e a oposição dos vereadores ligados aos partidos que compunham a prefeitura anterior.

Neste momento, é preciso prestar total apoio à luta da população de Florianópolis, em especial dos servidores municipais, atacados em seus direitos e reprimidos com a violência do Estado. Somente a luta poderá derrotar o projeto da burguesia, que visa colocar o ônus da crise nas costas dos trabalhadores.

Foto: Afrânio Boppré | Reprodução Facebook