Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Esquerda Online completa quatro meses de existência com mais de 500 mil acessos

EDITORIAL 17 DE DEZEMBRO | No dia 12 de agosto, lançamos o Esquerda Online com um propósito: os revolucionário do século 21 estão diante de novas ferramentas de combate à ordem burguesa. Enfrentar a imprensa capitalista com uma imprensa da classe trabalhadora. Difundir as ideias do marxismo revolucionário. Combater a burguesia e superar a lógica petista de colaboração de classes e de mudança unicamente através da institucionalidade. Ajudar a desenvolver a luta das mulheres, negras e negros, LGBTs e demais oprimidos. Dar voz aos sem voz. Divulgar aquilo que a imprensa capitalista não divulga, ou divulga de forma distorcida. Esses são apenas alguns dos nossos desafios.

Passados quatro meses, demos alguns ainda pequenos diante dos grandes, mas que, para nós, são importantes e valiosos passos. Tivemos mais de meio milhão de acessos no site nesse período, sendo mais de cem mil só em São Paulo. Foram mais de 700 mil visualizações de páginas. Foram mais de mil artigos, de diferentes ativistas.

Entre os mais acessados está um artigo que explica o que é a PEC 55/241 de maneira didática para que todos os trabalhadores pudessem entender o significado e o tamanho desse ataque do governo Temer, um outro destaque é o artigo que revela que o prefeito de São Paulo eleito nas últimas eleições, João Dória, como herdeiro de senhores de escravos, mostrando como este é assunto sensível aos ativistas dos movimentos sociais. Entre os destaques desse período também estão os artigos que explicam os ataques de Temer, como a Reforma Educacional e a cobertura do Impeachment de Dilma Roussef. E aqueles que tratam da ofensiva da burguesia em tentar arrastar setores da classe trabalhadora aos atos de domingo.

Durante esses quatro meses, lançamos 120 editoriais diários, com opiniões sobre a conjuntura e os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, sempre uma visão independente da burguesia. Entre os fatos nacionais, se por um lado não cedemos à pressão burguesa da Lava Jato, por exemplo, também não cedemos à pressão do petismo. Procuramos sempre ser úteis às lutas e às ideias da classe trabalhadora. Ao todo, desenvolvemos, ainda, sete especiais que tentaram discutir com mais profundidade temas como a Lava Jato, a Escola Sem Partido, as Eleições nos EUA e a Questão Racial.

Queremos construir uma ferramenta viva, que esteja pautada nas lutas dos trabalhadores, dos oprimidos da nossa classe. E todos os passos só foram possíveis com a participação dos militantes e ativistas que lutam em defesa da classe trabalhadora e que escrevem frequentemente para o site.

Esperamos construir uma ferramenta importante da esquerda anticapitalista. Achamos que é necessário abraçar com mais firmeza a luta ideológica, por uma visão de mundo socialista.  Somos conscientes, porém, que nossas possibilidades estão atravessadas por uma situação política desfavorável. E temos como obstáculos a pouca influência orgânica da esquerda não petista e os poucos recursos financeiros que dispomos. Apesar de tudo isso, temos muito orgulho de onde chegamos.

Confira os 11 artigos mais acessados do Esquerda OnLine:

1)O Que é a PEC 55( antiga PEC 241) e o que ela muda na vida dos trabalhadores? 41 mil acessos.

2) Você sabia que João Doria(PSDB) é herdeiro de senhores de escravos?   39 mil acessos.

3) Quatro motivos para não ir aos protestos neste domingo? Mais de 31 mil acessos.

4) Quatro motivos para dizer não à reforma educacional de Temer – 10 mil acessos

5) Educação aprova caravana “Ocupar Brasília contra a PEC do Fim do Mundo” 9700 acessos

6) Três medidas alternativas à PEC 241/55 – 9100 acessos

7) Nem todos os amigos são camaradas. Nem todos os adversários são inimigos. 7300 acessos

8) Em Assembleia histórica estudantes ocupam a faculdade de direito da UFRGS – 7300 acessos

9) Repressão brutal contra ato de 20 mil em Brasília – 6900 acessos

10) Caixa Econômica persegue e demite o bancário Juary Chagas de Natal – 6100 acessos

11) Por que o PT não lutou de verdade contra o impeachmeant? – 5700 acessos