Pular para o conteúdo

Alerj recua e desiste de votar pacote de maldades em 2016

Por Leandro Santos, do Rio de Janeiro, RJ

O presidente da Alerj, Jorge Picciani, teve que recuar dos planos de colocar em votação, ainda este ano, os ítens que ainda faltavam do pacote de maldades proposto para o Rio de Janeiro. Dentre eles, o que adia a vigência de reajustes concedidos para os servidores públicos, que será devolvido ao Executivo nesta segunda. O texto que eleva a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14% sairá da pauta.

A falta de acordo do estado com as categorias de servidores e a pressão cada vez maior que o legislativo vem sofrendo das categorias que têm se mobilizado todas as semanas, com atos na porta da Alerj, paralisações, e outras que estão em greve, não deram outra alternativa ao governo. No início desta semana, houve ainda um ato com passeata que passou pelo Ministério Público, Aeroporto Santos Dumont e pelo Tribunal de Justiça.

Pezão, como todos os governos, resolveu ir para cima e atropelar os servidores e a população. Aqui no Rio, porém, conseguimos construir uma resistência a partir de um movimento de servidores, o MUSPE, que enxergava naquilo sua última e única saída. Tivemos uma vitória importante, mas ainda parcial. Picciani viu sua base parlamentar pouco a pouco rachar e se dividir. Tiveram que recuar na votação do pacote para não correr o risco de ser rejeitado pela Alerj. A unidade e organização que tivemos até agora é que proporcionou essa vitória e deve se fortalecer e ser exemplo para as lutas de todo o país. Eles recuaram para, mais à frente, tentar dar o bote. Devemos estar atentos e unidos. Nem um passo atrás. Juntos somos fortes!

NOTA OFICIAL:
O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais esclarece que o governo, numa atitude de recuo, vendo a possibilidade de ser derrotado, veiculou na imprensa a intenção de devolução do pacote e a não votação do aumento da alíquota previdenciária para este ano, inclusive o triênio.

O MUSPE FAZ UM CHAMADO:
precisamos, mais do que nunca, manter a nossa mobilização para o dia 20, 10h, na ALERJ, ainda que o pacote seja devolvido!
Tivemos um ano muito difícil e, nesses últimos meses, resistimos e lutamos bravamente pelos nossos direitos e por nossa dignidade!

Também não aceitaremos a chantagem que o Governo Federal tanta nos impor: exigindo o aumento da contribuição previdenciária em troca de um socorro financeiro ao Estado.

O governo precisa e vai conhecer de uma vez por todas a força dos servidores e da população!
Dia 20, na ALERJ! Todos juntos, às 10h!
*MUSPE – Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais*

Foto: Divulgada no site https://guapimirimnews.blogspot.com.br/