Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Frente de esquerda da região bragantina define calendário para 2017

Por: Tales Machado de Carvalho, de Bragança Paulista, SP

No último dia 4 de dezembro, ocorreu em Bragança Paulista, no espaço do cursinho popular da comunidade sorriso, o 1º encontro regional da frente de esquerda da região Bragantina.

Fizeram parte do encontro o MAIS, o diretório do PSOL de Bragança Paulista, o diretório do PCB de Atibaia, o Coletivo Ana Montenegro de Atibaia, e ativistas independentes de Piracaia, Bragança, Vargem e Tuitti, a Esquerda Marxista, a Juventude Liberdade e Luta. o PSOL de Itatiba, embora ausentes por motivos pessoais, saudaram a realização do evento.

O Encontro teve início com um debate sobre conjuntura. As organizações presentes tiveram a oportunidade de expor suas posições e impressões sobre a conjuntura nacional. Após a intervenção das organizações, um rico debate se abriu no plenário, destacando não apenas a conjuntura, como a questão da opressão (machismo, racismo e homofobia) presentes no cotidiano da região.

Após o rico debate, uma plenária foi realizada. Algumas questões foram colocadas, tais como manter a frente de esquerda da região Bragantina como um organismo de funcionamento regular, com eventos mensais, em cidades diferentes, a confecção de um boletim da frente para ser distribuído em toda a região, bem como um estudo detalhado sócio-econômico das características da região Bragantina. Além disso, as ativistas feministas da região declararam a necessidade de uma ação em comum, com o intuito de fortalecer a luta contra o machismo.

Como primeiro passo, foi definida uma atividade para o dia 4 de fevereiro, na cidade de Atibaia, onde será realizado um primeiro debate sobre políticas urbanas dentro de uma ótica de esquerda e socialista.

Ao fim, todas as organizações e ativistas foram unânimes em destacar a importância do encontro e a necessidade de que encontros e frentes como estas sejam organizadas em todo o país para se fortalecer um campo alternativo tanto à direita, quanto ao PT.