Pular para o conteúdo
CULTURA

Último dia da Festa do Livro da USP: 3 indicações do Esquerda Online

Da Redação

A Festa do Livro da USP é anualmente organizada pela EDUSP, desde 1999. Para os amantes da leitura é um paraíso: 128 editoras oferecendo 50% de desconto. Veja a lista das editoras participantes.

Hoje, 25 de novembro é o último dia. As tendas ficam abertas das 9h às 21h. O endereço é a Avenida Prof Mello Moraes, travessa C, no campus Butantã da USP.

O Esquerda Online indica três livros para os que buscam qualidade e pensamento crítico:

Mulheres, Raça e Classe, Angela Davis, Boitempo

15215916_10202439700031144_583363011_o

Escolhi um livro clássico para quem estuda a relação do marxismo com o debate de raça e gênero. A obra de Angela Davis, professora e filósofa, mulher e negra, une a séria investigação marxista sobre o tema com a sua militância política no Partido Comunista dos Estados Unidos e nos Panteras Negras. Publicado pela primeira vez em português pela Editora Boitempo, este é mais um livro imperdível da Festa do Livro 2016.

Por: Paula Nunes, de SP

A Escalada do Homem, Jacob Bronowski, Martins Fontes

20161124_184135

Escolhi ‘A Escalada do Homem‘, de Jacob Bronowski, publicado pela Editora Martins Fontes. Para sair um pouco da política, para ver mais longe, mais fundo e, se quisermos, mais atrás. ‘A Escalada do Homem‘ é uma obra clássica, do final dos anos 1960. Para se ter uma ideia de sua influência, este livro inspirou Carl Sagan a escrever e filmar seu monumental ‘Cosmos‘, no início dos anos 1980. Assim como ‘Cosmos‘, ‘A Escalada do Homem‘ também nasceu como um documentário, para depois se tornar livro. Eu vi algumas partes, e sempre quis muito encontrar o livro. É uma obra sobre o ser humano como fenômeno total: seus aspectos biológicos, evolutivos, culturais, filosóficos, sociais, econômicos, seu lugar no universo e na natureza, enfim, tudo. É uma enciclopédia científica completa sobre nós mesmos. Mas o mais importante é que é um livro profundamente materialista. Suas primeiras linhas são emocionantes: ‘O homem é uma criatura singular. Possui um conjunto de dons que o torna único entre os animais: diferentemente destes, não é apenas uma peça na paisagem, mas um agente que a transforma. Este animal ubiquitário [onipresente], usando seu corpo e sua mente na investigação da natureza, construiu seu lar em todos os continentes, mas, na realidade, não pertence a nenhum lugar determinado‘. Ora, esta ideia do homem como um ser natural, mas que ao mesmo tempo se eleva por cima da natureza (sem nunca se libertar dela completamente) é um dos principais conceitos desenvolvidos por Marx nos ‘Manuscritos Econômicos e Filosóficos‘ e em outras obras fundamentais. É a prova de que o materialismo histórico é uma teoria profundamente científica, e que a ciência, para ser boa, tem que ser materialista. É um livro para aqueles que apostam em um futuro belo e livre para nossa frágil espécie.

Por Henrique Canary, colunista do Esquerda Online.

A política externa norte-americana e seus teóricos, Perry Anderson, Boitempo

img_1722

Escolhi este livro para estudar sobre o imperialismo americano e entender as contradições que levaram a tantas reviravoltas na política, como a recente vitória de Trump. Neste ensaio o autor discute a hegemonia norte americana desde a segunda guerra. Parte de uma visão de que a análise marxista deve ser sóbria e que a oposição política feroz ao imperialismo americano nada tem haver com agitar o seu declínio. Ao contrário, para vencer é preciso uma análise realista que não subestime o poder do inimigo. Perry Anderson problematiza o momento atual: declínio do império ou continuidade?

Por: Gloria Trogo, de SP.

Catálogos que vale a pena conferir:

Editora Boitempo

Editora Sunderman 

Editora Expressão Popular

Editora Contraponto

Foto: Cartaz da Editoria Boitempo distribuído na Festa do Livro.

Marcado como:
Marxismo