Jornalistas e gráficos de Pernambuco protestam contra atraso de salários

Da Redação

Na última quinta-feira (24), jornalistas e gráficos de Pernambuco realizaram manifestação. A redação do Diário de Pernambuco (DP) paralisou as atividades em protesto ao atraso de salários e por melhores condições de trabalho. Em resposta, o jornal dedicou o editorial desta sexta-feira (25) para afrontar os funcionários.

15241936_1137162009701786_7999330291343145421_n
Redação do Diário de Pernambuco parada Foto: SinjoPE

A manifestação teve o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e do Sindicato dos Gráficos de Pernambuco. Os funcionários de um dos jornais mais tradicionais da cidade, o DP, reivindicam o pagamento dos salários atrasados. Jornalistas e demais trabalhadores deveriam ter recebido na última quinzena do mês. Melhores condições de trabalho também foi pauta da manifestação. Segundo a categoria, há um gerador no meio da redação, o que deixa um barulho insuportável no local, falta água e até mesmo papel higiênico. O jornal Diário de Pernambuco está sob comando do Grupo Rands, dos irmãos Alexandre Rands e Maurício Rands (PSB), desde 2015. Maurício foi coordenador de campanha de Eduardo Campos e Marina nas últimas eleições presidenciais.

A categoria saiu em passeata pelas ruas do Centro do Recife. Se dirigiu ao ‘vizinho’, a Folha de Pernambuco e clamou pela solidariedade dos colegas, pedindo que descessem e se somassem à luta. No interior da redação da FolhaPE, mais assédio. Os jornalistas foram ameaçados de demissão se aderissem ao protesto. Para piorar, o Sinjope foi impedido de entrar para dar informes da campanha salarial, o que fere o acordo coletivo e a liberdade sindical. A direção da FolhaPE afirmou categoricamente que os jornalistas não poderiam descer nem para comer. Se quisessem se alimentar, deveriam pedir que algum editor ou subeditor fosse comprar comida do lado de fora do jornal. A FolhaPe pertence ao grupo EQM, que já foi acusado de trabalho análogo ao escravo.

Os jornalistas e gráficos estão em campanha salarial e também protestaram por reajustes dignos para o período 2016/2017. Os patrões ofereceram índices inferiores à inflação (5%), o que provoca perda salarial.

Para piorar, a categoria teve mais uma surpresa. A edição do jornal Diário de Pernambuco desta sexta-feira (25) teve um editorial dedicado a afrontar os jornalistas. A edição, segundo afirma o editorial, “foi composta até mesmo com mais carinho do que o usual, pois veio à luz com o envolvimento de pessoas formidáveis, que souberam se doar por respeito a todos vocês leitores”.  Ainda convida os leitores a encarar o jornal reduzido como um dia de “piquenique”. A edição, que teve que ser rodada em outro parque gráfico, omitiu o motivo da paralisação, atraso de salário.

Foto: SinjoPE