O ABC pode perder cursinho preparatório gratuito para o ENEM

Por: Everton Bertucchi, do ABC paulista, SP

A população do ABC pode perder um cursinho preparatório gratuito para o ENEM, o EPUFABC, com três anos de existência na cidade de Mauá. Esta medida pode ocorrer por causa do corte de verba do Governo Federal para a UFABC,que age em parceria com a Prefeitura. A esperança de um campus universitário na cidade acaba se afastando caso não seja revertida esta medida.

Diante de um cenário no país, de crise política e econômica, atacam direitos básicos como o de estudar e a saúde. Este ano houve diminuição na bolsa permanência, alteração no Programa Ciência sem Fronteiras quase inviabilizando que alunos de graduação participem. Apesar da reafirmação do MEC de que não houve cortes em bolsa permanência, medidas como a PEC 55, antiga PEC 241, se aprovadas vão na contramão dos investimentos em educação.

Os estudantes de Mauá há anos são obrigados a se deslocarem para as cidades do ABC para estudar, já que a cidade tem apenas três faculdades e dessas, uma pública, a FATEC Mauá. Este cursinho significa muito para os munícipes e não representa custos significativos para o Governo Federal, já que a infraestrutura é do município e conta com servidores municipais.