Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

A UFSC se levanta contra a PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio

Por: Nicollas de Souza, de Florianópolis, Santa Catarina

Os ventos das ocupações secundaristas chegam finalmente à UFSC. Depois do ato do Colégio de Aplicação e do dia de atividades em 22 de outubro, uma série de cursos no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) começaram a se mobilizar chamando assembleias, fazendo atividades de formação e atividades culturais. O curso de História encaminhou que vai paralisar as atividades nesta semana, o de Psicologia e o curso de Ciências Sociais votou de participar dos dias nacionais de mobilização. Nesta quinta-feira (3) acontecerá assembleia geral do Centro, que deve votar por ocupar.

Nesta segunda-feira (31), foi realizada também uma reunião do comando de mobilização com mais de 150 pessoas e o Conselho de Entidades de Base votou por convocar uma assembleia geral da UFSC também para a próxima quarta-feira (9).

O Colégio de Aplicação, que na semana passada votou por não fazer ocupação, nesta terça-feira (1) voltou atrás da decisão e deve ocupar nos próximos dias. Ontem (1) aconteceu um belo ato formado por estudantes desta escola e alunos e alunas do CFH. O ato, além de percorrer a UFSC, foi em solidariedade até a Escola Estadual Simão José Hess, que vem sofrendo muito assédio por parte da direção e de alguns professores.

A UJS e o DCE da UFSC têm que escolher um lado
O DCE da UFSC é composto pela União da Juventude Socialista (UJS), corrente majoritária da União Nacional dos Estudantes (UNE), junto com setores da direita da universidade. Esta organização, que vem participando de diversas ocupações pelo Brasil, tem que escolher um lado na UFSC. Uma organização que foi vanguarda na luta contra o
Impeachment e que participou dos atos pelo ‘Fora Temer’, tem que ser vanguarda também na luta contra as medidas do governo golpista. Por isso, convidamos o DCE e a UJS a participar da luta. Mesmo com todas as divergências que temos, neste momento precisamos do máximo de unidade de ação.

Ocupa Tudo, UFSC
Esta quinta-feira (3) será um dia decisivo para a luta na UFSC. Duas assembleias muito importantes vão acontecer. Defendemos que ambas votem ocupação. É hora de ocupar tudo, o Aplicação, o CFH, a Reitoria. Defendemos que outros centros façam assembleias e votem por ocupar.

Muitos estudantes nos questionam se vale a pena entrar na luta agora no fim do semestre. Na verdade, nós estamos atrasados, a PEC 241 já foi votada nos dois turnos da Câmara de Deputados e se a luta não nacionalizar logo, nós sofreremos este ataque. Não é por esse semestre que estamos lutando, é pelos próximos 20 anos.

Marcado como:
ocupações / ufsc