Pular para o conteúdo

Curitiba: Richa e PSDB se fortalecem com a vitória de Greca

Por Marcello Locatelli de Curitiba(PR)

O governador Beto Richa e o PSDB saem vitoriosos com a eleição de Rafael Greca (PMN) para a prefeitura de Curitiba. Com todas as urnas apuradas, Greca foi eleito com 53,25% contra 46,75% de Ney Leprevost (PSD).

Curitiba acompanhou o cenário nacional, marcado pelo fortalecimento dos partidos de direita e o enfraquecimento drástico do PT. O PSDB governará a maioria das principais cidades brasileiras e as capitais mais importantes do país. O tucano Dória administrará São Paulo, enquanto Crivella do partido conservador PRB estará à frente da prefeitura do Rio de Janeiro.

O ex-prefeito e ex-ministro Rafael Greca, manteve a liderança e chegou na frente no primeiro turno. Mesmo após a desastrosa declaração de ‘ter vomitado ao sentir cheiro de pobre’. Não bastassem essas declarações absurdas, o futuro prefeito já anunciou o seu alinhamento com o projeto político do presidente Michel Temer e do governador Beto Richa.

Na eleição anterior, o governador foi derrotado nas principais cidades paranaenses. Desta vez ocorreu o oposto, entre as principais cidades, seus aliados venceram em Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, três das cinco principais cidades do estado. Esta foi a tônica na maioria das cidades.

O segundo turno começou complicado para Rafael Greca, o candidato Ney Leprevost disparou e virou a disputa, esteve à frente na maioria das pesquisas divulgadas. A campanha de Greca associou Leprevost ao projeto político da ex-presidente Dilma (PT), a tática foi bater pesado na aliança entre PSD e PCdoB, buscando vincular Ney Leprevost ao comunismo. Ao que tudo indica esta tática foi decisiva, o PT está desgastado em âmbito nacional e na capital da Lava Jato esse desgaste é ainda mais forte.

Os trabalhadores e a juventude estão lutando bravamente no Paraná, resistindo contra a retirada de direitos e a destruição da educação pública. Não há dúvidas de que essas eleições favoreceram o projeto de ataques e retirada de direitos de Michel Temer e a estratégia eleitoral do PSDB para 2018. O governador Beto Richa é o grande vitorioso em âmbito estadual, e o seu partido o PSDB é o grande vencedor em nível nacional.

Mais do que antes será necessário constituir uma ampla unidade da classe trabalhadora e da juventude para lutar.