Na manhã desta quinta-feira, quatro ocupações de escolas em Campinas sofrem reintegração

Por Luma Feboli, de Campinas, SP

Próximo das seis horas da manhã desta quinta-feira (27), a polícia  militar do Estado de São Paulo realizou a reintegração de posse de quatro escolas ocupadas na cidade de Campinas.

As quatro escolas pertencem à região do Campo Grande e ficaram menos de três  dias ocupadas. Na cidade de Campinas, cinco escolas estaduais foram ocupadas até o momento. A primeira delas foi a EE Newton Pimenta na região do Ouro  Verde. Após  ação  violenta  da Polícia durante a reintegração, os alunos da região organizaram  um ato  no bairro.

As ocupações  fazem parte da onda de mobilização  nacional contra a Reforma do Ensino Médio  proposto pelo Governo Temer e contra  a PEC 241 que congela  os gastos públicos por 20 anos. Para os estudantes, essas medidas são um ataque do governo que intensifica a precarização  da educação  no país.

O estado de São  Paulo, por sua vez, reprimi duramente as ações do movimento como uma forma de tentar impedir  que as ocupações  cresçam. Mas a repressão não tem sido suficiente para impedir os estudantes a seguir lutando e se organizando. Outras  escolas da cidade e região  já  demonstraram que vão  construir ações  nos próximos  dias.  Ao mesmo tempo, as escolas que sofreram reintegração hoje farão  atos no bairro.

É  necessário  dar toda solidariedade aos estudantes mobilizados.  Os secundaristas têm  sido a linha de frente na resistência  contra as medidas  arbitrárias  do Governo ilegítimo de Temer.