UFRGS ocupada: estudantes de Letras dão a largada

Estudantes de Letras se mobilizam para barrar a MP do Ensino Médio e a PEC 241.

Hoje, por volta das 10h30 da manhã, após a realização de uma assembleia composta por cerca de 150 estudantes do curso de Letras da UFRGS, o Prédio de Aulas da Letras/Ciências Humanas foi ocupado.

Os alunos – na verdade, majoritariamente, alunas – lutam contra a Medida Provisória do Ensino Médio (MP 746) e a PEC 241, que congela sua vida e seu direito ao futuro por 20 anos.

O Instituto de Letras, nas últimas semanas, foi palco de uma série de debates e mobilizações a fim de entender o caráter de tais decretos apoiados pelo ilegítimo Temer. A decisão de hoje se deu pela compreensão comum de que os estudantes do curso deveriam se unir à nacional, via método de ocupação, junto a mais de 1200 unidades de ensino.

Os discentes pretendem manter a ocupação pelos próximos dias, pois acreditam que ela pode ser um ponto de apoio para a expansão da luta estudantil na universidade.

Os professores do Instituto de Letras realizarão assembleia amanhã (27/6), com o intuito de discutir a situação. Muitos já sinalizam apoio à causa.