Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Ventos do Paraná começaram a soprar no Pará: todo apoio às ocupações dos IFPAs

Por: Luiz Henrique, de Belém, PA

# Estudar sem Temer
Cansamos de ter sucessivamente os nossos direitos retirados. A cada nova semana, o governo do Temeroso anuncia um novo ataque à nossa vida. A bola da vez é a PEC 241, também conhecida como a #PECdoFimDoMundo, a qual congelará por 20 anos os investimentos em áreas sociais como saúde e educação, e também congelará o salário mínimo, condenando à pobreza a massa de trabalhadores do país. Nesse sentido, as ocupações dos campi de Tucuruí, Abaetetuba e Belém devem ser apoiadas por todo o ativismo social, por serem os pontos mais avançados de resistência no Pará contra os desmandos do Mr. Fora Temer. É fundamental apoiar essa luta e somar no que for possível.

# Queremos ter direito à Educação
É preciso dizer um grande não à Medida Provisória (MP) do governo, que visa reformular o Ensino Médio. Ao invés de trazer melhorias, ela só trará retrocesso ao ensino, privilegiando um ensino tecnicista, e não incentivando uma educação de fato libertadora para os jovens. A exclusão de disciplinas, como Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física são ataques brutais contra a formação de um pensamento crítico. Essa MP ainda prepara o terreno para a privatização das escolas, com a futura entrega para as OSs. Sem contar que o Temer (PMDB) não diz com qual dinheiro as escolas vão se adequar ao tempo integral. Desde o ano passado, com o governo Dilma (PT), a educação já sofreu um corte de mais de R$ 10 bilhões. E hoje, em muitas escolas da capital que aderiram ao tempo integral, é servido como almoço apenas um copo de leite e um biscoitinho. Vamos lutar pelo nosso futuro.

# Ocupa Tudo
Depois de centenas de escolas ocupadas no Paraná e mais de mil ocupações por todo o país, a missão agora é transformar o Pará em um novo Paraná. O que foi iniciado pelos IFs tem que se espalhar por todo o estado. Nossas escolas sofreram todos esses anos com os governos do PSDB. Ar condicionado, água de qualidade e merenda são verdadeiros artigos de luxo. Agora é a hora do contra-ataque. Mas, para isso, os secundas não podem ficar sozinhos. Os estudantes da UFPA, UFRA e UEPA precisam urgentemente discutir a situação das nossas universidades e preparar as ocupações de campus e de reitorias. É possível derrotar o Temer e o Congresso corrupto!

Foto: Carvalho da Costa