Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Presidente do sindicato dos trabalhadores/as em educação em São Paulo agride mulheres em congresso

Por Claudia Souza,  Lourdes Quadros e Evelin Aline, de São Paulo

“São essas professoras que vocês querem para os seus filhos?” Essa foi uma frase repetida várias vezes pelo presidente do sindicato do/as trabalhadore/as em educação do município de São Paulo (Simpeem) durante o congresso do da entidade, que ocorre no Palácio de Convenções do Anhembi de 18 a 21 de  outubro.

A fala se deu durante uma manifestação de mulheres que exigiam que a mesa, dirigida pelo então presidente Claudio Fonseca, encaminhasse a leitura e votação de uma moção de repúdio cujo conteúdo político era medidas de combate ao machismo nas instâncias sindicais. A moção foi fruto de uma reação que diversas ativistas de diferentes agrupamentos políticos de oposição e independentes tiveram frente a uma atitude machista deste mesmo dirigente, que no primeiro dia de congresso desqualificou uma intervenção de uma mulher enquanto esta tentava fazer uso da palavra. A atitude machista levou a uma reação no segundo dia de congresso quando ativistas se manifestaram em plenário com cartazes, mordaças e palavras de ordem.

Ontem, na plenária final que votava as resoluções congressuais, a mesa não encaminhou devidamente a leitura e votação da moção produzida pelas ativistas. Foi uma atitude autoritária, burocrática e machista de Claudio Fonseca. Tal atitude gerou indignação e foi iniciada uma manifestação em plenário que culminou na ocupação do palco para que as vozes das mulheres pudessem ser ouvidas.

A uma ação política, Claudio Fonseca respondeu com a truculência e violência, solicitando a intervenção de seguranças bastante “encorpados” para calar a voz destas mulheres, o que causou a agressão de algumas destas e de alguns homens.

No entanto, este não foi o mais desprezível deste cenário. A fala repetida no monopolizado microfone enquanto ocorria a manifestação era: “são essas professoras que vocês querem para os seus filhos”?

Sem nenhum pudor, o presidente do sindicato utiliza-se dos mesmos subterfúgios da mídia burguesa, dos patrões e dos governos para desqualificar as manifestações e as demandas dos trabalhadore/as.  Também pudera, Claudio Fonsenca foi eleito vereador nas últimas eleições municipais na chapa do PSDB de Geraldo Alckimim, notório inimigo da educação do estado de São Paulo e de João Doria, o representante da Casa Grande paulistana.

Numa conjuntura em que a direita atua de forma implacável em todos os veículos de comunicação, nas igrejas, escolas, e até mesmo em mobilizações massivas, é estarrecedor que um sindicato que deveria se colocar à frente na luta intransigente das liberdades democráticas, dos setores mais atingidos pelo agravamento da crise social que são as mulheres, os negros/as e os LGBT’S, cumpre um papel de mandatário das políticas do Estado dentro da organização dos trabalhadores/as.

O presidente da entidade optou por repressão física e coação psicológica, ao inflamar o plenário contra as manifestantes e usar um discurso que em nada se difere da famigerada proposta da escola sem partido, que quer cercear a palavra dos que pensam e provocam a reflexão.

Esta atitude tem o objetivo de reservar aos setores oprimidos da sociedade, entre eles as mulheres, que se encaixem no padrão Marcela Temer: “bela, recata e do lar”. E que, portanto, as mulheres  não ocupem e disputem de forma qualitativa  os espaços políticos hegemônicos do gênero masculino, do qual o Sinpeem infelizmente, é um contundente exemplo.

 Nossas vozes não se calarão!! Continuaremos nas lutas, nas ruas nas ocupações, nos sindicatos e nos partidos. Porque somos mulheres de luta, herdeiras de Dandara,  Luiza Mahim, Frida, Rosa Luxemburgo, entre várias outras que não se furtaram a tarefa de lutar pelo fim desta sociedade opressora e explorada capitalista!

Machistas não passarão!!

Marcado como:
mulheres / opressões