Estudantes ocupam Institutos Federais em Santa Catarina

Por: Michel Silva, de Florianópolis, SC

Nesta semana, o movimento Ocupa Escolas chegou ao estado de Santa Catarina, começando por três campi dos Institutos Federais localizados no estado. Na segunda-feira (17), os estudantes ocuparam o campus Rio do Sul do Instituo Federal Catarinense (IFC). Na quarta-feira, dia 19, foi a vez dos estudantes do campus Araquari, também do IFC, e do campus Araranguá, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ocuparem as unidades de ensino.

O movimento dos estudantes dos Institutos Federais, organizado pelos grêmios e demais entidades estudantis que atuam nos campi, se dá contra a aprovação da PEC 241, que congela os investimentos em educação e saúde por 20 anos, e os demais ataques promovidos pelo Governo Federal contra a educação pública.

No restante do Brasil, há mais de 60 campi ocupados pelos estudantes em mais de 20 Institutos Federais. O mapa das ocupações nos institutos federais pode ser acessado no site do Sinasefe.

Na próxima semana, o movimento deve se ampliar em outros campi dos Institutos Federais e em algumas escolas estaduais de Santa Catarina.

Foto: Reprodução Facebook