Estudantes do IFRJ de Duque de Caxias ocupam escola
Publicado em: 17 de outubro de 2016
Manifestação de estudantes é por mais verbas para educação, contra a PEC 241, a MP do Ensino Médio e o projeto Escola sem partido
Por: Daniel Tomazine Teixeira, de Duque de Caxias, RJ
Na quinta-feira última (14), os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus de Duque de Caxias (IFRJ DC), foi ocupado por mais de 250 estudantes. Eles realizaram assembleia, se organizaram em comissões, debateram o tema com seus responsáveis e com os educadores. Deliberaram por ampla maioria a ocupação da unidade escolar para lutar por mais verbas para educação, se contrapondo aos projetos do Governo Federal, como a PEC 241 e a MP 746/2016, que altera o Ensino Médio no Brasil.
Estive lá, levando uma pequena doação de alimentos e para conhecer sua ocupação, entrevistá-los e me colocar à disposição da sua luta. O que vi foi centenas de jovens, a maioria mulheres, animados com a possibilidade de transformar a experiência escolar em algo para além dos livros didáticos. Estavam bastante ocupados com as diversas tarefas, como comunicação, limpeza, alimentação, segurança, calendário de atividades.
Conversei por cerca de 20 minutos com três estudantes que explicaram todo o movimento e objetivo. Com Thayse (20), aluna da Licenciatura em Química, Daniel (16), aluno do Técnico em Petróleo e Gás e Letícia (18), estudante do curso Técnico em Química. Em breve, disponibilizaremos o áudio da entrevista.
Abaixo, algumas fotos:
Todo apoio à primavera estudantil! Que o exemplo do Paraná, que já ocupou mais de 200 escolas, se espalhe por todo o Brasil. Os estudantes dos Institutos Federais do Rio seguem o exemplo de luta. Que a classe trabalhadora aprenda com a juventude e organize também a sua luta.
Para conhecer mais, e ajudar a ocupação, entre nas mídias sociais no Facebook:
Ocupa IF CDUC
RebeleC – IF Caxias
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo