Pular para o conteúdo
BRASIL

Petrobras 63 anos: não foi sem luta que chegamos até aqui

Por: Natália Russo, do Rio de Janeiro, RJ

A Petrobras foi criada a partir de uma campanha popular e por diversas vezes, ao longo da sua história, buscaram diminuir o seu valor. Você sabia que tentaram dizer na década de 80 que a Petrobras deveria vender os campos de petróleo, na época ainda iniciais, da Bacia de Campos? Essa província petrolífera chegou a produzir 80% de todo o petróleo e gás extraído no Brasil.

Hoje, podemos concluir que foi graças àqueles que resistiram a essa pressão para entregar a Bacia de Campos que a Petrobras é a maior empresa do país e a que mais paga impostos, royalties e participações, garantindo saúde e educação para o nosso povo. Sem o desenvolvimento da produção do Norte Fluminense, a Petrobras jamais teria alcançado o seu nível atual de excelência e liderança na tecnologia de exploração de petróleo e gás em águas profundas. Tampouco, teria sido possível a descoberta do pré-sal, um dos maiores campos gigantes de petróleo do mundo, sem o investimento permitido pela produção da Bacia de Campos

Muitos morreram, foram demitidos, as perdas foram muitas para garantir esse legado, o que os atuais gestores sabem sobre essas perdas?

Parece até provocação, pois justo nesse dia, 3 de outubro, está marcada a votação na Câmara sobre o PL 4567-16, que retira da Petrobras a exclusividade na operação do pré-sal, assim como a desobriga de participar da exploração de todos os poços dessa província petrolífera, uma das maiores do mundo. Esse projeto de lei foi apresentado pelo Senador e atual ministro das relações exteriores de Temer, José Serra, mas também contou com o apoio de Dilma Roussef e Renan Calheiros. Nesse momento, a aprovação dessa lei é uma das prioridades do governo Temer e das multinacionais de petróleo que rondam as reservas de petróleo brasileiro, especialmente o pré-sal.

Então, hoje é dia de celebrar esse aniversário. Mas, é uma celebração com luta, porque mais uma vez querem nos diminuir, abaixar nossas cabeças. Somos mais fortes que isso, a nossa luta não começou hoje. São 63 anos de Petrobras mantida com o suor do povo brasileiro. Serão muitos mais se depender de nós.

Vamos mostrar nosso amor pela Petrobrás e nossa indignação com muita luta contra a atual situação de acordo coletivo desrespeitoso para os trabalhadores petroleiros, além da venda de ativos, que representa o desmonte da companhia como empresa integrada de energia. Essas são outras formas de roubar o patrimônio do povo brasileiro.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil