Trabalhadores sofrem com falta de água no Distrito Federal
Publicado em: 27 de setembro de 2016
Por: Ademar Lourenço, de Brasília, DF
O Distrito Federal (DF) está em uma série crise de falta de água. A cidade satélite de Planaltina já chegou a ficar três dias sem abastecimento. Brazlândia, Sobradinho e São Sebastião também sofrem com esse problema. Em alguns casos o governo não avisa para a população quando vai faltar água.
Enquanto isso, nos bairros ricos como Lago Norte e Lago Sul, as pessoas curtem suas piscinas e lavam os seus carros sem preocupação. Quem escolhe onde vai falta água é a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Casb), empresa pública do DF.
Estamos em um período de seca na região. Mas esse não é o único motivo para o racionamento. A Caesb hoje desperdiça 30% da água produzida. Isto acontece porque a manutenção de redes foi entregue para uma empresa privada. Antes disso, a Caesb era exemplo de distribuição da água sem desperdício.
Esta empresa tem mais de um bilhão de reais pra investir em novas fontes de abastecimento, mas o dinheiro não é usado de forma adequada. Além disso, 80% da fiscalização da Barragem do Descoberto, principal fonte de água do DF, foi cortada.
O sindicato dos funcionários da Caesb, Sindágua, já pediu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses problemas. Neste domingo, militantes do MAIS fizeram panfletagem na feira da Planaltina denunciando a política de sede do governador Rodrigo Rollemberg. Se a crise continuar, a mobilização pode se fortalecer.
Foto: A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma unidade de conservação a 50 quilômetros do centro de Brasília
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo