Pegada Preta leva cultura negra para praça na periferia de Porto Alegre

Foto: Paula Blume

Por: André Simões, de Porto Alegre, RS

Neste domingo (18), foi realizado o evento Pegada Preta no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Discutindo racismo e cultura negra, o evento reuniu dezenas de pessoas da comunidade e do movimento negro da cidade, durante toda a tarde na Praça México.

img-20160918-wa0044
Foto: Paula Blume

Com DJs, rap, grafite, oficina de turbantes, poesias e feira de produtos afro, o evento foi importante como forma de exaltar a cultura negra e resistência periférica.  “A periferia é carente de cultura devido à criminalidade, então a ideia é trazer cultura, música para as praças da periferia”, argumentou Arthur Tuio.

O evento também foi o primeiro passo na organização do dia 20 de novembro em Porto Alegre. Esse será o primeiro ano em que o Dia Nacional da Consciência Negra será feriado na cidade. “O evento é apenas o primeiro, queremos fazer outro em outubro na Zona Sul, concretizando com um no centro no 20 de novembro”, relatou Mano.

img-20160918-wa0051
Foto: Paula Blume

Porto Alegre é atualmente a capital mais segregada racialmente do país. Segundo Matheus Gomes, ativista do movimento negro e militante do MAIS, “quiseram transformar as periferias em senzalas, estamos demonstrando que o Rubem Berta é um Quilombo, um local de resistência negra”.

Agora o objetivo, segundo os organizadores, é aumentar a organização e tomar a cidade com a juventude negra na rua.

img-20160918-wa0071
Foto: Paula Blume