Especial Guerra dos Farrapos

Da Redação

Todo ano no mês de setembro o Rio Grande do Sul é tomado de um orgulho regional raro. Há desfiles nas cidades, há bandeiras e comemorações desde o pequeno comércio até as grandes indústrias. Nos bairros muitas pessoas se vestem “à rigor”. Em qualquer canto de qualquer cidade se formam piquetes farroupilhas. Mesmo multinacionais trocam suas marcas por logotipos com as cores da bandeira do RS. A população não importa a classe social, gênero ou raça fica embriagada com este “orgulho de ser gaúcho”. A comunidade LGBT talvez seja a única que de tanto apanhar dos “tradicionalistas” expressa alguma repulsa mais espontânea, por fora dos movimentos organizados. Aqui orgulha-se mais de cantar o hino do Rio Grande do que o hino do Brasil. As elites gaúchas através da RBS e dos CTG’s vão contar uma história sobre esta guerra e sobre o significado de ser gaúcho. Nós do Esquerda Online apresentamos este especial porque queremos contar outra.

Remando contra a maré queremos contar a história real. Queremos contar sobre a história da traição e genocídio dos lanceiros negros. A história dos Centros de Tradição Gaúcha que não aceitam LGBTS. Quais classes e interesses estavam em jogo nesta guerra. Observações sobre ideologia e o gauchismo atual. E tudo o mais que conseguirmos investigar e contribuir sobre o 20 de setembro.

O Especial contou com a indispensável colaboração de diversos ativistas dos movimentos sociais através de textos, notícias e entrevistas. Mas, é sobretudo um especial ainda em construção. Não temos uma linha editorial própria para além da defesa incondicional dos de baixo e queremos convidar todos os leitores e leitoras a também escreverem, criticarem e serem parte desse movimento de luta contra a visão burguesa alimentada pela RBS e seus satélites.