Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Verdade ou Mentira?

O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma campanha nas redes sociais argumentando que não haverá retirada de direitos. No mesmo sentido,  Temer se irritou num discurso afirmando que governo não é idiota. Tanta preocupação só pode ser explicada porque a imagem negativa do governo está ganhando peso.

A grande mídia imputa o fato à problemas de comunicação, o governo estaria desinformando a população. Entretanto a verdade é justamente o oposto. Ninguém está desinformado, ou repercutindo boatos mentirosos. São as verdadeiras intenções do governo que estão aparecendo. A desinformação é a campanha institucional do MTE.

A campanha, veiculada pelos meios oficiais de comunicação de que a reforma trabalhista não vai retirar direitos, mas apenas “modernizar”a CLT, é uma mentira absurda. Ou ainda, a explicação inconsistente de que a jornada de trabalho não vai ampliar para 12 horas, o que vai acontecer é que patrão e empregado poderão discutir e acordar entre eles os horários, sem restrições legais. Ora não é preciso entender de direito trabalhista para saber que num país de 12 milhões de desempregados a patronal terá imensa vantagem nesta “negociação”.

Se é verdade que apenas um idiota atacaria a saúde e educação, como afirmou o presidente ilegítimo, então ele acaba de cunhar mais um adjetivo para si próprio. E neste aspecto o projeto não está por vir, já foi apresentado e tramita no senado em regime de urgência. A pec 241 congela por 20 anos o investimento em saúde e educação. O investimento que já é baixo hoje, ficará ainda mais defasado com o passar dos anos.

É tudo verdade. Mentira é campanha publicitária do governo e da grande imprensa.