Pular para o conteúdo
CULTURA

Decisão do Minc de não indicar ‘Aquarius’ ao Oscar gera críticas

Por: Mariana Rio, do Rio de Janeiro, RJ

Não se trata de duvidar das qualidades criativas do filme ‘Pequeno Segredo’, de David Schurmann, mas como o título fala bem, esse é um pequeno segredo para a maioria dos expectadores brasileiros. Até agora não foi apresentado ao grande público e nem tem uma carreira de prêmios e exibições para serem levadas em conta. Para o bem, ou para o mal, o candidato oficial do Brasil para uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro ganhou uma publicidade gratuita, no dia de hoje (12), envolto em tumultuado processo de seleção do longa-metragem nacional para uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Esse filme foi escolhido em detrimento de um outro que vem levando prêmios e elogiou por onde passa, ‘Aquarius’.

‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho, vem dividindo opiniões desde a passagem pelo Festival de Cannes, quando sua equipe fez um protesto contra o processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff (PT), gerando manifestações contrárias inclusive dentro do governo.

O filme ‘Pequeno Segredo’ só vai estrear em novembro, fato que deveria impedir a escolha, já que os filmes habilitados a concorrer a vaga ao Oscar têm sido exibidos comercialmente nos países de origem entre 1º de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016. Mas, como tudo no Brasil tem jeito, os produtores já organizaram uma série de exibições para setembro. Se olhar para a página do filme pode-se enxergar uma série de postagens vendendo o filme como “um filme com cara de Oscar”. A hashtag #oscar inclusive aparece em alguns posts.

Não acho que o filme mereça um boicote, mas como a diretora Anna Muylaert, do filme ‘Que Horas ela Volta’ disse em rede social, “Escolher outro filme para representar o Brasil agora—um filme que ninguém viu— não é apenas uma derrota para ‘Aquarius’, é antes de tudo uma mudança de rumo nos paradigmas de qualidade que viemos construindo todos nós juntos há anos”, disse. Para Ana, “Enterramos um paradigma de qualidade e legitimidade para o cinema brasileiro. Quando se está vivendo sob a égide de um golpe nacional, porque haveria de ser diferente com o cinema?” .

A legitimidade da comissão de escolha do indicado ao Oscar já foi debatida nas últimas semanas incessantemente. É fato que exite uma grande desconfiança em relação à comissão. Com retaliação, ou sem retaliação, ‘Aquarius’ é um dos filmes nacionais mais comentados dos últimos tempos. A produção recebeu inúmeros elogios da crítica internacional e a atuação de Sônia Braga está sendo referenciada em todo o mundo. Não ficou claro para o grande público quais foram os critérios de seleção para escolha de ‘Pequeno Segredo’. Nesse sentido, seria de grande necessidade os membros das comissões se colocarem publicamente em relação à polêmica.

Foto: Victor Jucá