Pular para o conteúdo

Trabalhadores realizam ato contra privatização da Cedae, no Rio

Foto: Bruno Hening

Por: Thalles Cahon, do Rio de Janeiro, RJ

Nesta terça-feira (6), foi realizado no Centro do Rio um grande ato contra a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A manifestação, convocada por sindicatos centrais sindicais, reuniu centenas de pessoas percorrendo as ruas do centro da cidade.

A empresa é superavitária e vem sendo alvo da cobiça de setores empresariais que desejam explorar a distribuição. A transferência do serviço para a iniciativa privada significará o aumento das tarifas para população e demissão de trabalhadores, assim como ocorreu em outros processo de privatização.

A água é um recurso estratégico vital para a população. É preciso defender o controle estatal e chamar toda a classe trabalhadora a defender esse recurso. Para isso, é fundamental unificar as lutas contra as privatizações das empresas públicas, concessões de serviços e cortes de verba para os investimentos sociais  em cada esfera de governo. Só a unidade dos trabalhadores pode derrotar os planos do governador interino do Rio de Janeiro Francisco Dornelles e do presidente Michel Temer (PMDB) de fazer os trabalhadores pagarem pela crise.

Foto: Bruno Hening