Trabalhadores realizam ato contra privatização da Cedae, no Rio
Publicado em: 6 de setembro de 2016
Por: Thalles Cahon, do Rio de Janeiro, RJ
Nesta terça-feira (6), foi realizado no Centro do Rio um grande ato contra a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A manifestação, convocada por sindicatos centrais sindicais, reuniu centenas de pessoas percorrendo as ruas do centro da cidade.
A empresa é superavitária e vem sendo alvo da cobiça de setores empresariais que desejam explorar a distribuição. A transferência do serviço para a iniciativa privada significará o aumento das tarifas para população e demissão de trabalhadores, assim como ocorreu em outros processo de privatização.
A água é um recurso estratégico vital para a população. É preciso defender o controle estatal e chamar toda a classe trabalhadora a defender esse recurso. Para isso, é fundamental unificar as lutas contra as privatizações das empresas públicas, concessões de serviços e cortes de verba para os investimentos sociais em cada esfera de governo. Só a unidade dos trabalhadores pode derrotar os planos do governador interino do Rio de Janeiro Francisco Dornelles e do presidente Michel Temer (PMDB) de fazer os trabalhadores pagarem pela crise.
Foto: Bruno Hening
Top 5 da semana

brasil
Carta aberta à população de Pernambuco
especiais
O problema da extrema direita na Espanha
negras-e-negros
Por que um Festival Antirracista de Cultura e Resistência?
mundo
China restringe terras raras para fins militares e Trump responde com tarifas de 100%
especiais