92% querem novas eleições em pesquisa feita pelo Portal Senado

Raíza Rocha, da Redação

Uma enquete, lançada no dia 19 de maio pelo Portal Senado, mostrou que 92% das pessoas consultadas querem novas eleições presidenciais ainda em outubro, junto com as eleições municipais. Até às 15h38 desta terça-feira (06), 208,6 mil pessoas já haviam participado da enquete, sendo que 192,9 mil votaram favoráveis à realização de novas eleições.

A enquete alcançou 50 mil pessoas apenas no primeiro dia que esteve online. A enquete se refere à PEC 20/2016, que foi proposta pelo Senador Walter Pinheiro (PT) antes da votação de afastamento de Dilma Rousseff.

A despeito da PEC, o pedido de novas eleições não encontrou apoio no PT. Mesmo com a certeza que a briga já estava perdida no Senado, às vésperas do julgamento do impeachment, a executiva nacional do PT simplesmente votou contra a proposta de plebiscito, defendida por Dilma Roussef em carta intitulada ‘Mensagem ao Senado e ao Povo Brasileiro’, para a convocação de novas eleições.

Apesar do PT, a campanha por novas eleições parece ganhar força nas ruas. As mobilizações contra o Fora Temer também exigem novas eleições para que o povo decida. O Bloco de Esquerda, que reúne partidos da esquerda radical e movimentos sociais independentes do PT e da direita, tem levantado a bandeira de Eleições Gerais. Para estes setores, é preciso uma eleição antecipada, não só para Presidente da República, mas para todo o Congresso Nacional, que esteve a frente do golpe parlamentar, tem votado um plano de austeridade contra os trabalhadores e é marcado pela corrupção.

MATÉRIAS RELACIONADAS:
Por que PT não lutou de verdade contra impeachment?
Por que defendemos Eleições Gerais Já?
Eleições Gerais com novas regras