Ato pelo Fora Temer em Curitiba demonstra que direção do PT jogou a toalha

Evandro Castagna, de Curitiba, PR

Aproximadamente 300 pessoas participaram do ato ‘Fora Temer! Nenhum direito a menos’, na tarde ensolarada de domingo (28), em Curitiba. O ato foi convocado pelas Frentes Brasil Popular, Povo sem Medo e CWB Contra Temer. Os manifestantes concentraram-se na Praça Santos Andrade, às 15h, com caminhada posterior até a Praça da Mulher Nua.

Foi visível o sentimento de frustração dos ativistas presentes no ato. Fica cada vez mais evidente que as direções do PT, PCdoB, CUT, CTB e UNE jogaram a toalha e aceitaram o golpe sem lutar. Isso já era perceptível em 16 de Agosto, no dia nacional de mobilização.

Recentemente, a direção do PT chegou a desautorizar Dilma sobre sua proposta de chamar um Plebiscito, caso fosse recolocada na presidência. Apostam todas as suas fichas nas eleições de 2018, a partir de novos acordos com partidos burgueses.

Dilma foi destituída pelo Senado. Agora, com Temer legitimado pelo Congresso, os ataques continuarão com muito mais força. O PL 257 acaba de passar pela Câmara de Deputados e caminha ao Senado.

Construir uma nova esquerda, a partir do balanço dos 13 anos de governo de conciliação de classes, é também uma tarefa que está colocada na ordem do dia para os ativistas que lutaram bravamente nas ruas contra o impeachment e pelo Fora Temer.