Alternativa, independente e de qualidade: conheça a cultura da Casa Verde em Esteio, Porto Alegre, RS

Por: Francisco da Silva, de Porto Alegro, RS
A Casa Verde é um espaço cultural que existe em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na esteira da expansão de uma cena cultural local marcada por movimentos como o Rock na Praça e Baskonha e locais como o Boteco do Chopp e a Oficina do Chopp, a Casa Verde é um excelente espaço de difusão da cultura que está animando a pequena cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, tradicionalmente relegada à condição de dormitório, assim como muitas da região. Esteio está passando por um momento ímpar de difusão de espaços culturais.
 

A equipe de reportagem do Esquerda Online conversou um dos membros do Coletivo da Casa Verde, Matheus Gobbato: 

EO – Como surgiu a ideia da Casa Verde?
MG – O Coletivo Música da Casa Verde foi idealizado em Agosto de 2011 por músicos da região metropolitana de Porto Alegre. A ideia se consolidou a partir de encontros de improvisação musical montados por estes músicos no Centro de Vivências do Campus do Vale na UFRGS, o CV.  A partir dessas experiências intensas de integração e de improviso musical, surgiu a necessidade de termos o nosso próprio espaço para podermos trocar ideias e conhecimentos, criar, ensaiar e produzir música de maneira independente e sem se deslocar a Porto Alegre para obter a qualidade desejada. Assim surgiu a Casa Verde, sede do nosso coletivo, espaço onde mantemos o nosso estúdio – laboratório de criação, gravação e de prática musical sem pretensões comerciais – e proporcionamos, também, um espaço aberto para o debate acerca de questões culturais, sociais e políticas, para a integração de artistas locais, formação de grupos musicais, criação e produção de materiais artísticos, parcerias com outros agentes e produtores culturais e, ainda, de incentivo à cooperação mútua.
 
Desde a criação da Casa Verde – situada na Rua Pastor Osmar Neves Gomes, nº 45, Esteio, a menos de uma quadra da Estação do Trensurb – o grupo tem se organizado para, no mínimo uma vez por mês, abrir suas portas aos artistas, musicistas e apreciadores de música de Esteio e das cidades que compõem o eixo metropolitano de POA, como Canoas, São Leopoldo, Sapucaia e Novo Hamburgo. Este evento mensal, denominado Música da Casa Verde Apresenta traz ao público de Esteio bandas de vulto na cena independente local, já tendo trazido nomes como Sopro Cosmico, TEM, As Aventuras, os Pernambucanos do Gudicarmas, Sotom Blues, Hierofantes de Marte, Jurema, Isla Quintana, além de outros nomes locais. A criação de uma rede de contatos entre artistas, músicos e apreciadores de arte de Porto Alegre e da região metropolitana, bem como o estímulo à cena cultural local estão entre os principais objetivos do Coletivo Música da Casa Verde.
 
EO – Como vocês se organizam para gerir o espaço?
MG – O espaço é gerido de maneira colaborativa e horizontal. Os membros do coletivo contribuem com uma quantia mínima destinada ao pagamento das contas e demais gastos – com o estúdio, por exemplo – e o restante do orçamento é então complementado a partir de um evento mensal – mencionado anteriormente – no qual os membros do coletivo voluntariamente trabalham para proporcionar uma vivência cultural noturna na cidade de Esteio, antes vista somente como dormitório. Sobre a horizontalidade, as decisões que dizem respeito à administração da sede são tomadas em reunião, a partir de deliberação coletiva. A confiança, a cooperação e a parceria são os valores fundamentais que tornam possível o espaço. 
 
EO – Vocês já têm eventos marcados? Quais? 
MG – O nosso próximo evento acontecerá neste sábado, dia 20, e terá como atração principal a banda La Digna Rabia, uma das principais bandas do cenário independente de Porto Alegre. O evento contará ainda com a presença da banda de música latina Charutaria da Esquina, que foi concebida nos estúdios da própria Casa Verde.
 
O evento Música da Casa Verde de setembro se realizará no dia 10 e terá como atração principal a banda Expresso Livre. 
 
DICA: Neste sábado, 20 de agosto, Música da Casa Verde Apresenta
Show de abertura com a banda Charutaria da Esquina e atração principal com a banda La Digna Rabia, a partir das 18h, pelo preço de R$10,00, na Rua Pastor Osmar N Gomes, 45, Esteio, Porto Alegre, RS