Janot pede arquivamento ao STF do caso de agressão de Pedro Paulo à ex-mulher

Por: Carolina Burgos, do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (16), o procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu ao Superior Tribunal Federal arquivamento de inquérito contra o deputado federal do Rio de Janeiro Pedro Paulo (PMDB). O parlamentar é acusado de agredir a ex-mulher. O caso, quando denunciado, gerou vários protestos de ativistas feministas. Na capital carioca, a chamada primavera das mulheres reivindicou “Rio de Janeiro não quer quem bate em mulher”. Pedro Paulo é pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB).

O pedido de arquivamento foi encaminhado ao relator do caso, o ministro Luiz Fux, sem prazo de decisão. A Procuradoria Geral da República é a titular da investigação, o que pode significar parecer favorável ao arquivamento do caso Pedro Paulo.

O peemedebista é acusado de agredir, em 2009, a ex-mulher Alexandra Teixeira. A agressão teria ocorrido na frente da filha de dois anos. Em parecer, Janot afirma não haver confirmação das suspeitas, apesar das provas colhidas e dos depoimentos de Alexandra, da babá Ana Paula Bernardes e do perito responsável pelo exame corpo de delito. De acordo com Janot, as lesões seriam fruto de defesa por parte do parlamentar. Para o procurador, não há indícios contra Pedro Paulo. A Polícia Federal também já tinha tentado arquivar o processo.

Argumentos de Janot não correspondem ao registro de agressão de Alexandra, em 2010. Em primeiro depoimento, ela denunciou ter sido jogada na parede, no chão, além de ter sido agarrada pelo pescoço. Alexandra teria sofrido socos no rosto e no corpo. Visivelmente abalada, posteriormente ela mudou a versão, o que acontece com muitos casos de violência contra mulheres. Sob pressão, muitas vítimas acabam ou não denunciando, ou desistindo de continuar o processo. No caso Pedro Paulo, a disputa do peemedebista à Prefeitura já estaria questionada. Não à toa essa tentativa de arquivar o caso acontece às vésperas de começar a campanha eleitoral.

Foto: reprodução

Acompanhe atualizações do caso aqui no Esquerda Online