Dia Nacional de Mobilização é marcado por atos contra Temer e retirada de direitos

SÃO PAULO

Por: Carolina Burgos, do Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (16), acontece o Dia Nacional de Luta em todo o país, construído por nove centrais sindicais, além de sindicatos e movimentos sociais. CSP-Conlutas, CUT, Nova Central, UGT, Força Sindical, CTB, CSB, CGTB, dentre outras participaram das manifestações. Entre as reivindicações estão o fim da terceirização, das privatizações, e a oposição a reformas como a da Previdência e Trabalhista. O Projeto de Lei (PL) 257/16 e a PEC 241 também são contestados.

Em São Paulo, o local escolhido foi a Avenida Paulista, em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Os manifestantes se concentraram no local com cartazes, faixas, entre outros materiais a partir das 10h.

No Rio de Janeiro, petroleiros paralisaram as atividades no Terminal Aquaviário da Baía de Guanabara pela manhã. O ato unificado convocado pelas centrais contra o ajuste fiscal e a privatização da BR Distribuidora aconteceu a partir das 16h na sede da Transpetro. Em todo o Brasil trabalhadores do setor petrolífero vinculados à BR Distribuidora tiveram iniciativas de mobilização, também como parte da greve que iniciou nesta segunda (15).

Em algumas cidades, como Natal, no Rio de Grande do Norte, aconteceram atos de rua. A vereadora Amanda Gurgel participou da manifestação na capital potiguar.

Direto do ato em São Paulo, a professora e ativista Silvia Ferraro falou sobre as principais pautas defendidas na manifestação. “Estamos aqui na Avenida Paulista direto do ato unificado de todas as centrais sindicais. Viemos protestar contra o pacote de retirada de direitos que este governo Temer está aplicando contra a classe trabalhadora. O PLC 257, a PL 241, são vários projetos no Congresso Nacional que estão retirando as verbas da saúde e educação. Estão retirando direitos do funcionário público. Querem tirar dos trabalhadores para dar aos empresários, banqueiros, com juros altíssimos nesse país. Estamos aqui pelo Fora Temer e queremos eleições gerais”, explicou.

A também professora Eliana Nunes defendeu a unidade da esquerda nas lutas. “É preciso unir as lutas, unir a esquerda não só nas eleições, mas também na construção de uma greve geral. Defendemos eleições gerais e Fora Temer”, reivindicou.

Saiba Mais:
Hoje é dia de mobilização e luta
Greve da BR Distribuidora segue forte no segundo dia
Pacote de maldades vai a voto no Congresso Nacional após recesso
Henrique Meirelles: o Lobo de Wall Street
Temer se encontra com empresários: e nós com isso?
Governo Temer ataca a Previdência
Reforma da Previdência: Proposta de Temer para os trabalhadores é que trabalhem até morrer

Veja galeria de imagens do Dia Nacional de Mobilização: