Pular para o conteúdo
TEORIA

Blog Convergência participa do VIII Colóquio Internacional Marx-Engels

Juary Chagas

Durante o período de 14 a 17 de julho, o Centro de Estudos Marxistas (CEMARX) realizou a VIII edição do Colóquio Internacional Marx-Engels, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP, um dos maiores eventos marxistas da academia brasileira.

No evento foram realizadas 4 sessões-plenárias, 12 mesas-redondas, além do lançamento de 4 revistas e 11 livros. Testemunhou-se também a apresentação de 170 comunicações e 31 pôsteres divididos em 10 grupos temáticos de trabalho (GT’s): a obra teórica de Marx e de Engels, os marxismos, marxismo e ciências humanas, economia e política no capitalismo contemporâneo, relações de classe e lutas sociais no capitalismo contemporâneo, trabalho e produção no capitalismo contemporâneo, gênero, raça e sexualidade no capitalismo contemporâneo, educação, capitalismo e socialismo, cultura, capitalismo e socialismo, e o socialismo na atualidade.

Em mais esta edição, o Colóquio Internacional Marx-Engels sem dúvidas se afirmou como um importante espaço que reuniu o que há de mais rico em pesquisas orientadas pelo marxismo no Brasil e também internacionalmente.

Uma justa homenagem: Edmundo Dias, presente!

A abertura do Colóquio, no dia 14/7, se iniciou com uma homenagem ao professor Edmundo Fernandes Dias, que atuava no Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Edmundo Dias foi um dos maiores estudiosos brasileiros do pensamento do dirigente revolucionário italiano Antonio Gramsci. Sua análise teórica foi responsável por toda uma vertente interpretativa que se recusava a ver a obra gramsciana em limites culturalistas e idealistas que eliminavam a sua dimensão revolucionária. Coube ao professor Alvaro Bianchi a leitura do texto que prestou essa justíssima homenagem ao velho mestre, a cuja memória foi dedicada a edição do evento.

A conjuntura de crise e os desafios da esquerda no centro do debate

Apesar de um colóquio de natureza acadêmica, a atividade não fugiu às discussões que mais estão mobilizando a esquerda brasileira na atualidade.

Sem deixar de abordar discussões importantes de caráter teórico, a situação atual da conjuntura na América Latina e especialmente no Brasil teve lugar de destaque no evento. Pelo menos 3 das 12 mesas-redondas (“Partidos e movimentos sociais de esquerda”, “A conjuntura política brasileira: crise? Qual crise?” e “Crise política dos governos ‘pós-neoliberais’ latino-americanos e os desafios da esquerda”) e uma sessão plenária (“Política e sociedade na América Latina atual”) debateram as polêmicas centrais a respeito dos reflexos da crise econômica no Brasil e no continente, do papel dos governos de colaboração de classes (em especial os governos liderados pelo PT) e a construção de saídas pela classe trabalhadora.

Não por acaso o ponto alto do evento foi a mesa-redonda composta por Armando Boito Jr. (Unicamp), Valério Arcary (IFSP) e Valter Pomar (UFABC), que expuseram suas análises (e, evidentemente, das organizações políticas as quais pertencem: Consulta Popular, PSTU e PT, respectivamente) sobre a crise política do governo petista, as ações da classe dominante no Brasil e o declínio do lulo-petismo.

Com o auditório absolutamente lotado, cada um dos conferencistas abordou suas posições em clima de respeito, mas sem fugir das fortíssimas polêmicas que atravessam o tema. Durante o debate, uma clara inclinação do conjunto da plenária para posições críticas ao governismo revelou que – pelo menos no colóquio – a estratégia reformista de conciliação de classes e a tática de tentar salvar o PT e seu governo já não contam com o apoio majoritário da intelectualidade marxista.

Blog Convergência se fortalece durante o evento

Durante o evento, nos espaços reservados para revistas, grupos e associações marxistas, o Blog Convergência realizou duas sessões com colaboradores do portal, reunindo aproximadamente 40 pessoas.

Após um debate de balanço das atividades, as perspectivas apontadas foram animadoras, sobretudo com a incorporação de novos colaboradores que se afiliaram durante o evento e com o compromisso de expandir as atividades do blog, realizando cursos, palestras, lançamentos de livros, eventos em articulação com outros blogs, etc.

Ao final dos trabalhos, o Blog Convergência deixa a cidade de Campinas com a certeza de que nossa participação no VIII Colóquio Internacional Marx-Engels ajudou a reafirmar este instrumento como um espaço de encontro de militantes e intelectuais socialistas que estão nas universidades brasileiras comprometidos com a difusão das idéias socialistas e do marxismo revolucionário.

Marcado como:
cmarx / Marxismo / unicamp