carbonitretacao_0_0

‘Rádio Peão’ – denúncias e relatos do cotidiano do trabalhador

Essa coluna é dedicada a dar voz à vida cotidiana dos trabalhadores que, no ‘chão das fábricas’, nos canteiros de obra, nas oficinas e refinarias desse país, sentem a opressão e a repressão na pele. Na maioria das vezes, devido à brutal repressão patronal e à burocratização dos sindicatos, essa voz ganha o nome de ‘Rádio Peão’, e não é registrada, escrita ou noticiada. Mas, os trabalhadores sabem que a ‘Rádio Peão’ é uma importante ferramenta prática para a organização dos trabalhadores no local de trabalho.

É através dela que surge um boato de que a patronal vai demitir em massa ou de que um trabalhador sofreu assédio moral. Também é através desse ‘burburinho’ que acontecem greves, atrasos e paralisações contra as péssimas condições de trabalho, para protestar contra um risco de acidente, contra um atraso no vale transporte, ou no vale refeição.

Os correspondentes do Esquerda Online são trabalhadores e trabalhadoras que opinam e noticiam a política e as lutas da nossa classe. Mas, essa coluna será dedicada especialmente a falar dos seus cotidianos como trabalhadores, oprimidos e lutadores. A falar de como cada canetada do presidente, do juiz, do banqueiro afeta diretamente o ritmo das máquinas, a intensidade do trabalho, o salário, o ônibus. Mas, também como cada luta vitoriosa anima a todos para organizar seus próprios ‘motins’, suas greves subterrâneas, para inventar novas formas de fugir da repressão no local de trabalho.

Aqui queremos publicar as denúncias das péssimas condições às quais estão sujeitos os trabalhadores e trabalhadoras, do assédio moral e sexual tão frequente e tão velado, do caminho de ida e volta do trabalho que por vezes mais parece uma guerra, aos direitos trabalhistas frequentemente descumpridos pelas empresas.

Nosso objetivo também é que, cada vez mais, os trabalhadores se sintam representados pela esquerda e por sua imprensa, que sintam que a esquerda socialista é parte da classe e que está disposta a utilizar todos os seus instrumentos, para dar voz àqueles que são, todos os dias, calados pelas ‘engrenagens’ do capitalismo.

Seja você também um correspondente do EO, escreva para a nossa seção ‘Radio Peão’, mande suas denúncias e relatos.

*Por entendermos que os trabalhadores estão sujeitos a uma ‘ditadura’ no local de trabalho, os correspondentes não precisam necessariamente se identificar.

chega_-__-_chinelato

Diminui o número de trabalhadores empregados, aumenta o número de acidentes de trabalho

Coluna ‘Rádio Peão’ – denúncias e relatos do cotidiano do trabalhador Por: Lucas Fogaça, da região do Vale dos Sinos,…
LEIA MAIS
david_alves_palacio_piratini_19112014_3-850x567

Enquanto isso, na Classe Operária Industrial…

Coluna Rádio Peão’ – denúncias e relatos do cotidiano do trabalhador Por: Miguel Frunzen, do Rio de Janeiro, RJ O Brasil…
LEIA MAIS
São Bernardo do Campo- SP- Brasil- 09/12/2016- Metalúrgicos do ABC durante ato contra a Reforma da Previdência nesta sexta-feira (09/12). Os Metalúrgicos do ABC realizam mobilização contra a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal na última terça-feira (06/12). Por volta das 7h os trabalhadores começaram a sair das principais fábricas e montadoras da categoria com destino ao Km 18 da Rodovia Anchieta, local onde acontece um ato unificado às 9h. Foto: Roberto Parizotti/ CUT

Metalúrgicos do ABC ocupam Anchieta contra Reforma da Previdência

Por: Coluna ‘Rádio Peão’ – denúncias e relatos do cotidiano do trabalhador Na manhã desta sexta-feira (9), cerca de seis mil…
LEIA MAIS
carbonitretacao_0_0

O calor da classe operária

Coluna Rádio Peão Estamos a recém em dezembro e a temperatura já está nas alturas. De acordo com os especialistas,…
LEIA MAIS