ellen-meiksins-wood

1 ano sem Ellen Wood

Por André Freire, do Rio de Janeiro. Neste dia 14 de janeiro de 2017 completa-se um ano do falecimento de Ellen Wood, destacada historiada marxista, nascida nos Estados Unidos e…
Leia Mais
tapete

Vamos falar de tapete vermelho?

Por: Elena Yoshie, do Rio de Janeiro Em mais um evento de tapete vermelho que precedeu o Globo de Ouro, no último domingo (8), assisti a meia hora de mulheres…
Leia Mais
cadeirante

Precisamos falar da opressão às pessoas com deficiência

Por Jéssica Milaré, colunista do Esquerda Online, e colaboração de Eduarda Johanna Alfena, SP ‘Retardada’, ‘imbecil’, ‘idiota’, ‘lesada’, aleijada’, ‘louca’, ‘maluca’, ‘doida’, ‘cretina’, ‘babaca’, ‘da Lua’, são muitos os xingamentos…
Leia Mais
mujer-violencia1

ELE NÃO ME BATEU, MAS…

Por: Anônima No dia 26 de novembro de 2015, há mais de um ano atrás percebi que estava num relacionamento abusivo. Passados todos esses dias, ninguém além de mim percebeu.…
Leia Mais
cariee

Carrie Fisher (1956-2016)

Por: Eileen Jones * (traduzido por Gleice Barros) Originalmente publicado em 28/12/2016 no site Jacobin Magazine Para muita gente, a morte de Carrie Fisher significa a morte da princesa Leia.…
Leia Mais
i-daniel

“Eu, Daniel Blake” : Batalha contra um monstro

Por Bruna Sartori e Gleice Barros do ABC, SP. Quando fomos ao cinema, não imaginávamos que o novo filme do diretor britânico, Ken Loach, iria ser tão impactante. O filme,…
Leia Mais
1

ARTE SILENCIOSA: O PAVOR E A TERNURA DAS CRIANÇAS REFUGIADAS PALESTINAS NAS LENTES DE KARINE GARCÊZ

Por: Artemis Martins, MAIS, Fortaleza-CE Foi aberta, no dia 10 de dezembro de 2016, a exposição Infância Refugiada, da fotógrafa cearense Karine Garcêz*. Dentre os mais de dois mil registros que…
Leia Mais
image

Denúncia: grupo assassino de LGBTs se organiza pelo Whatsapp

Por Jessyca Milare, Colunista do Esquerda Online Uma denúncia feita por mensagem à página ‘Homofobia Não’ do Facebook aponta a existência de um grupo que se organiza através do Whatsapp…
Leia Mais
São Paulo - Ato pede Justiça para Luis Carlos Ruas, ambulante que foi espancado até a morte ao defender homossexual em frente as catracas da estação Pedro II (Rovena Rosa/Agência Brasil)

SISTEMA PENAL E CRIMINALIZAÇÃO: QUESTÕES NECESSÁRIAS

Por Guilherme Cortez, de Franca (SP) O assassinato do comerciante ambulante Luiz Carlos Ruas ao defender uma travesti e um rapaz homossexual em plena estação Pedro II do Metrô, em…
Leia Mais
pregnant-193850_960_720

A maternidade é um direito humano

Por: Maycon de Oliveira A maternidade é um direito humano, que versa sobre os direitos reprodutivos da mulher. Com base nisso é que o Supremo Tribunal de Justiça aprovou a…
Leia Mais
fff

Sobre comoção seletiva

Por Morghana Benevenuto, de Porto Alegre, RS O final da semana que antecedeu o Natal e o inicio dessa foram marcados por acontecimentos tristes e brutais. Acontecimentos que deixam marcas…
Leia Mais
São Paulo 25/11/2016 Cortejo de Palhaças no centro da cidade durante 2º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças . Foto Paulo Pinto/Fotos Publicas

Meus princípios nervosos são femininos

Por: Rayane Silva Guedes, de Belo Horizonte, MG Não vou chamar de histeria. Porque essa palavra me dá enjoos. Mas precisamos começar a admitir, estamos nervosas porque somos mulheres. Sabe…
Leia Mais
São Paulo 08/06/2016 2º ato Por Todas Elas na Avenida Paulista, contra o estupro. Foto Paulo Pinto/AGPT

Mulheres, por que tentam as silenciar?

Por: Alinne Brito, de Macapá, AP A sociedade hostil em que vivemos usa dos padrões que se estabeleceram culturalmente pela classe que domina, para calar a quem eles julgam incapazes.…
Leia Mais
rtemagicc_filhotati-jpg

Filho da funkeira Tati Quebra Barraco é morto a tiros pela PM

Por Morghana Benevenuto, de Porto Alegre, RS Yuri, filho da cantora Tati Quebra Barraco foi morto pela Polícia Militar em confronto da polícia com traficantes na madrugada deste Domingo. Yuri…
Leia Mais
image

MasterChef e Machismo: por que nesta edição do MasterChef Profissionais ficou mais evidente o machismo de seus participantes?

Por: Mayara Fernandes, de Itapecerica da Serra, SP. O programa está dando o que falar! Muitas polêmicas em torno de casos de machismo contra a única participante mulher que ficou na competição,…
Leia Mais
São Paulo 08/06/2016 2º ato Por Todas Elas na Avenida Paulista, contra o estupro. Foto Paulo Pinto/AGPT

É pra responder Freud? Afinal, o que querem as mulheres?

Por: Alinne Brito, de Macapá (AP) Reza a lenda que o personagem da estória, o Artur o tal da Távola Redonda, um certo dia foi caçar na floresta de outro…
Leia Mais
10419461_623972321055919_5731260171003512720_n

Entrevista | Por que lutar pela legalização do aborto e pautas feministas, responde Silvia Ferraro

  Da Redação Nesta quinta-feira, mulheres das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro vão às ruas. O Esquerda Online conversou com a colunista do portal Silvia Ferraro, que criou…
Leia Mais
12802842_198149017218126_2685450902525928017_n

4 motivos para ser a favor da legalização do aborto

Por: Beatriz Benetti, de São Paulo, SP A recente decisão tomada STF (Supremo Tribunal Federal) de que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime cria um precedente para…
Leia Mais
xamba2012

Nossos terreiros também são quilombos

Por: Cássia Clovié*, de São Luis, MA No mês de novembro é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, que ao lado de sua companheira Dandara construiu e liderou o…
Leia Mais
Brasília- DF- Brasil- 03/11/2016- Sessão plenária do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Em decisão inédita, STF diz que aborto até terceiro mês de gestação não é crime

Da Redação O fato ocorreu nesta terça-feira (29). A decisão refere-se ao julgamento de um habeas corpus que foi concedido a funcionários de uma clínica de interrupção de gravidez em…
Leia Mais
mulheres_esco93-850x565

Mulheres, educação e a ‘PEC do Fim do Mundo’: é hora de intensificar a luta

Por: Karen Capelesso e Marília Lauther, professoras da rede estadual do PR No mês de novembro temos duas datas muito importantes no calendário dos movimentos de luta contra as opressões,…
Leia Mais
2ab

O papel das heroínas negras em nossa história

Por: Hilda Dobal , de Porto Alegre, RS Comemoramos em ‪20 de novembro‬ ,o dia da consciência negra, pois neste dia, em 1695 , Zumbi  morreu assassinado por soldados da…
Leia Mais
marcha_crespa_-_foto_allyson_alapont

Marcha do orgulho crespo e geração tombamento

Por: Morghana Benevenuto, de Porto Alegre Estamos no Novembro Negro, o mês em que paramos para refletir mais profundamente sobre as questões raciais e a situação do povo negro no…
Leia Mais
racismo

Extermínio da juventude negra no Piauí, até quando?

Por: Ramsés Eduardo Pinheiro, de Teresina. Para cada branco morto no Piauí, 14 negros são assassinados. Tal estatística alarmante foi divulgada através do recente Mapa da Violência, documento que nos…
Leia Mais
image

Lembrando o Partido dos Panteras Negras

Por Robert Greene II ( tradução : Gleice Barros) Publicado na Jacobin Magazine - https://www.jacobinmag.com/2016/10/black-panther-party-fifty-year-anniversary-founding/ Legenda da Foto: Charles Bursey oferece um prato de comida a uma criança durante programa social…
Leia Mais
14716157_809183515887904_851036378765125852_n

Ocupa tudo contra a casa grande golpista: negr@s resistem

Por: Martina Gomes, de Porto Alegre, RS “Vidas Negras importam!”, ecoa o grito de Norte a Sul das Américas. A crise econômica mundial iniciada em 2007 e 2008 nos EUA…
Leia Mais
reproducao-globo

Vidas negras importam?

Por: Lucas Ribeiro, de Fortaleza, CE "Cuidado meu filho, não volte muito tarde"! - Maria Helena "Leve a identidade mesmo que você só vá no vizinho". - Regina Ribeiro "Vai pra…
Leia Mais
image

Contra o preconceito, três mil pessoas marcam a 9ª Parada Livre de Esteio

Por Francisco da Silva, de Esteio, RS. Aconteceu neste último domingo a 9ª Parada Livre em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Cerca de 3 mil pessoas entre famílias,…
Leia Mais
Rio de Janeiro - Estudantes secundaristas do colégio Pedro II, da unidade Humaitá, ocupam a escola desde ontem(31) em protesto contra a PEC 241 e a PEC 55. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Por que precisamos falar sobre gênero nas escolas

Por Mariana Soléo, de São Paulo, SP. Nos últimos dias circula nas redes sociais uma notificação feita pelo vereador Ricardo Nunes (PMDB) à diretora da EMEF Amorim Lima solicitando que…
Leia Mais
cartaz

Em 2015, no mínimo, cinco mulheres foram estupradas por hora no Brasil

Por Raíza Rocha, da Redação O 10° Anúario de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que reúne especialistas na área, aponta que, em média, cinco mulheres…
Leia Mais
Ato contra Cunha e o PL 5069

Nesta sexta, acontece um ato, em São Paulo, contra Cunha e contra o PL 5069, projeto de lei que criminaliza as mulheres vítimas de violência sexual e profissionais da saúde.
O ato é organizado por vários coletivos de mulheres, inclusive a CUT SP. São Paulo, SP, 30 de outubro de 2015. Fotos: Roberto Parizotti/secomCUT.

Entrevista com ativista de Volta Redonda que sofreu agressão machista

Militante de esquerda em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, Jad lançou nas redes sociais uma nota de repúdio envolvendo seu antigo companheiro e dirigente da corrente que…
Leia Mais
rondesp-imagem-1-1

Rondesp-Tropa de Elite Bahia: criminalização da pobreza e culto ao genocídio na tela do cinema

Por: Luiz Gama, de Salvador, BA A sala de cinema de um grande Shopping Center de Salvador estava praticamente vazia. Além de mim, somente 12 outras pessoas, todas negras e…
Leia Mais
unnamed-1

Apesar das ‘cotas de gênero’, espaço das mulheres diminui nas eleições de 2016.

Por: Anna Schepp e Francisco da Silva, de Porto Alegre, RS. Há quase uma década, a legislação eleitoral modificou algumas regras para ser realizado o registro do DRAP (Demonstrativo de…
Leia Mais
feminismo

Presidente do sindicato dos trabalhadores/as em educação em São Paulo agride mulheres em congresso

Por Claudia Souza,  Lourdes Quadros e Evelin Aline, de São Paulo “São essas professoras que vocês querem para os seus filhos?” Essa foi uma frase repetida várias vezes pelo presidente…
Leia Mais
Ato contra Cunha e o PL 5069

Nesta sexta, acontece um ato, em São Paulo, contra Cunha e contra o PL 5069, projeto de lei que criminaliza as mulheres vítimas de violência sexual e profissionais da saúde.
O ato é organizado por vários coletivos de mulheres, inclusive a CUT SP. São Paulo, SP, 30 de outubro de 2015. Fotos: Roberto Parizotti/secomCUT.

Mais uma vítima do machismo: mulher é assassinada por ex-companheiro, em Canoas, RS

Por: Francisco da Silva, de Canoas, RS Na manhã desta terça-feira (18), em um bar, no Centro de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, mais uma mulher foi vítima…
Leia Mais
marcha_ni_una_menos_1

Mulheres argentinas vão realizar paralisação nacional contra o feminicídio, nesta quarta

Por: Gê Freitas, de Belém, PA e Thaís T, de São Paulo, SP Lucía Pérez, 16 anos, drogada, estuprada, torturada e assassinada em Mar del Plata na Argentina. O crime…
Leia Mais
14642622_865248770241743_2101419716_n

Fernando Holiday: representatividade a serviço de quem?

Por: Luiz Tombini e Rafael Bedoia, militantes do movimento negro e LGBT de São Paulo “Negros que escravizam/ E vendem negros na África/Não são meus irmãos Negros senhores na América/A…
Leia Mais
imagem-cotas-1

A Unicamp precisa falar sobre cotas

Por: Marcos Simões, de Campinas, SP Será realizada na Unicamp a primeira audiência pública com o tema “Cotas e ações afirmativas: perspectiva histórica e o papel da Universidade Pública no…
Leia Mais
71omafkcrp4cy9znu2nuflnm2

Telemarketing: o subemprego no Capitalismo

Por: Fabio dos Santos Masselani, de São Paulo, SP. O telemarketing é o emprego onde mais se tem mulheres, negros e lgbts. Onde esses setores oprimidos pelo capitalismo são obrigados a trabalhar…
Leia Mais
polo

Mulheres na Polônia derrotam nas ruas a proibição total do aborto

Por: Morghana benevenuto almeida Nessas últimas semanas, as mulheres polonesas deram um exemplo de luta nas ruas de Varsóvia contra a proibição total do aborto, após o parlamento polonês admitir…
Leia Mais