chikungunya epidemia

Surto de Chikungunya em Fortaleza: mais uma triste face da crise urbana

Daniela Franklin (estudante de enfermagem) e George Bezerra (professor de Geografia), ambos do Quintino Cunha Social* *Grupo de moradores do bairro Quintino Cunha, bairro da zona oeste de Fortaleza. O…
Leia Mais
31M Natal

Greve Geral: o Rio Grande do Norte vai parar no dia 28 de abril

Da Redação A greve geral, marcada para o dia 28 de abril, construída pelas centrais sindicais, frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, organizações da esquerda socialista e diversos outros movimentos…
Leia Mais
14079502_1239408636081149_2376493237667084842_n

Fogo no pavio: Marcha da Maconha Fortaleza vai debater encarceramento feminino

Por: Ítalo Coelho de Alencar*, do Ceará *dooletivo Plantando Informação Foi dada a largada para a construção da Marcha da Maconha de Fortaleza. Como já é tradição no calendário de…
Leia Mais
8ca803f454e9f105325bcb86cb2f402f-400x289

Luta e resistência no campo: o caso Zé Maria do Tomé

A região do Vale do Jaguaribe(1) tem sido afetada por um intenso processo de reestruturação do espaço social nos últimos 30 anos, afetando diversas comunidades rurais dos municípios onde se…
Leia Mais
campo

Aproximações entre realidade campesina e a esquerda brasileira

Por: Iris Pontes*, de Recife, PE "O sabiá no sertão Quando canta me comove Passa três meses cantando E sem cantar passa nove Porque tem a obrigação De só cantar…
Leia Mais
image

A morte de Ponta Negra pelas mãos de Robinson Faria

Por: Leonardo Sinedino, de Natal, Rio Grande do Norte Quem já veio à Natal/RN, muito provavelmente já foi à Ponta Negra, um dos principais destinos da cidade. Na gestão encabeçada…
Leia Mais
Baiana System

O FORA TEMER que incendiou o palco maior do Carnaval de Salvador

Por Jean Montezuma, de Salvador. Era uma noite de sexta-feira de carnaval na passarela principal do circuito Dodô (Campo Grande), local onde grandes canções foram eternizadas em momentos históricos ao longo…
Leia Mais
foto natal

O prefeito de Natal tem que comer muito feijão e arroz para saber valorizar o carnaval e os artistas da cidade

Por Emy Magalhães, de Natal Quem nunca escutou a máxima “o ano do brasileiro só começa depois do carnaval” que atire a primeira pedra! A festa que simboliza a alegria,…
Leia Mais
Circuito-Batatinha-Carnaval-Salvador

O carnaval da pipoca e o recuo das cordas

Por Jean Montezuma, de Salvador.   Já é carnaval cidade, acorda pra ver.   Nesses dias de fevereiro os versos da canção do cantor e compositor Gerônimo ganham um significado…
Leia Mais
chicodarueaa

20 anos sem o mais carismático dos mangueboys

Por David Cavalcante, de Recife. Era um final de tarde de domingo, em 02 de fevereiro de 1997, em pleno carnaval de Recife e Olinda, quando, todos recebem a trágica…
Leia Mais
obama

A ERA OBAMA E OS LIMITES DA REPRESENTATIVIDADE

Por: Gleide Davis, colunista do Esquerda Online O governo de Barack e Michelle Obama chegaram ao fim neste 20 de janeiro de 2017. Entretanto, ao fazermos um balanço no que…
Leia Mais
Camilo-Santana-e1415299201734

Camilo Santana (PT) dividirá o governo com o PSDB

Por: Nericilda Rocha, Fortaleza, CE Após dois anos de gestão, o governador cearense Camilo Santana (PT), decidiu assumir de vez o modelo econômico dos golpistas do PSDB e PMDB, e…
Leia Mais
passagem

A locomoção em Fortaleza está se tornando cada vez mais difícil

Por: Mario Ítalo, Fortaleza, CE A nova é que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e seu vice Moroni Torgan (DEM), em conchavos com empresários do transporte urbano, reajustaram a passagem de…
Leia Mais
2016-10-29-photo-00000138

No Cariri está presente o movimento estudantil

"Amar e mudar as coisas Me interessa mais" (Belchior) Por: Luana Villar e Maria Almeida, do Cariri, CE A Universidade Regional do Cariri (URCA) resiste contra os ataques do governo…
Leia Mais
imagem-capa

9 fatos sobre violência em Fortaleza no último ano

Por: Ramó Alcântara, de Fortaleza, CE Na madrugada desse sábado (17), a Guarda Municipal protagonizou mais uma cena bárbara de violência em Fortaleza. O último ano está sendo marcado por…
Leia Mais
aum_cred_set92-850x566

Mau negócio: por que estados perdem com novo acordo de renegociação de dívidas?

Por: Zeca Oliveira, de Aracaju, SE Quem não viveu, pelo menos conhece alguém que passou por essa situação. O dinheiro no fim do mês só deu para pagar o mínimo…
Leia Mais
Fotografia de Rogerio Ferrari (https://rogerioferrari.wordpress.com/)

Entrevista com Martin Domecq, diretor da leitura dramática ‘GAZA 2018’, em Salvador

Por Joallan Rocha, de Salvador, BA “A indiferença é o peso morto da história [...] Vivo, sou militante. Por isso odeio quem não toma partido, odeio os indiferentes”. Antonio Gramsci…
Leia Mais
20160912083846280244o

Paz entre nós! Guerra aos senhores!

Diogo Xavier, de Recife, PE A cidade de Recife viveu nesse domingo (11), mais uma vez, cenas de violência protagonizadas por torcidas organizadas em um dia de clássico.  Algo também…
Leia Mais
simbolo

Existirmos: a que será que se destina?

“Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina” (Cajuína – Caetano Velloso) Por: Jullyane Alves Teixeira, Teresina, PI Existe amor, muito amor, aquele amor que enche…
Leia Mais
Rio cachoeira, em Itabuna, BA, sofre com a seca

Seca no Nordeste: o caso de Itabuna, BA

Por: Elisa Gonçalves, de Camaçari, BA Não é novidade que em vários períodos do ano há seca em estados brasileiros, um grande problema que atinge principalmente o Nordeste do Brasil,…
Leia Mais

Seis mulheres assassinadas na última semana no RN

Por: Mandato Amanda Gurgel É revoltante! Na última semana ocorreram seis feminicídios em nosso estado. Ana Dávila Gomes de Oliveira, Josefa Ferreira da Silva, Mykaella Ruanna Pereira, Franciscris Silva Fernandes e…
Leia Mais
181236

A privatização da Petrobras e as consequências para o Rio Grande do Norte

Por: Felipe Nunes No início de março, a Petrobras emitiu um comunicado informando que irá colocar a venda 38 campos terrestres em operação no estado do Rio Grande do Norte.…
Leia Mais
negros

Fortaleza: o campo de extermínio de pretos

Fortaleza se destaca como a cidade mais violenta do País e a décima segunda mais violenta do mundo. A capital da Terra da Luz virou um campo de extermínio de…
Leia Mais
Gay_flag.svg

Noites do Rio Vermelho, em Salvador, estão sendo marcadas pela LGBTfobia

O número de crimes de homofobia tem aumentado de forma assustadora no Brasil. A Bahia segue sendo o segundo estado  que  mais mata LGBTs no Brasil.  Além disso, os assassinos contam com…
Leia Mais
Estádio_do_Arruda_em_Recife

Futebol e Xenofobia: O futebol do Nordeste merece respeito!

No último domingo, 17 de julho, o programa Extraordinários do Sportv foi palco de mais uma manifestação de xenofobia contra os nordestinos. Após o Grêmio ter perdido para o Sport,…
Leia Mais