Foto Livro

Uma biografia política de Mário Pedrosa: Pas de Politique Mariô

Por: Felipe Nizuma, de São Paulo, SP Saiu em junho de 2017 (Ateliê Editorial/Fundação Perseu Abramo) uma biografia necessária que visita a vida política do crítico de arte e militante…
Leia Mais
John coltrane

50 anos da morte de John Coltrane, a lenda do Jazz

Por Paula Farias,  de Fortaleza, CE Estou entre aqueles/as que consideram Coltrane um gênio jazzístico. Ainda que tenha vivido pouco (morreu aos 40 anos com câncer no fígado), a música…
Leia Mais
george-a-romero

Romero e os zumbis como metáfora política

Por: Michel Goulart da Silva, de Blumenau, SC Neste domingo (16), recebemos a notícia da morte de George A. Romero, vítima de um câncer no pulmão. O diretor ficou mundialmente conhecido…
Leia Mais
rock

Para onde vai o Rock?

Por: Ademar Lourenço, de Brasília* Dia 13 de julho é dia mundial do Rock. Não dá para questionar a importância do estilo musical para história. Surgido nos anos 50, o…
Leia Mais
9cb50d3b6eecff7b8381589d1f562dd8

Até na morte eu ia de Vinicius de Moraes

Por: Ana Marchiori, de São Paulo, SP “AMOR NOS TRÊS PAVIMENTOS Eu não sei tocar, mas se você pedir Eu toco violino fagote trombone saxofone. Eu não sei cantar, mas…
Leia Mais
tororó do rojão

Manoel Apolinário da Silva: o Tororó do Rojão

Há seis anos, parava de ecoar e irradiar a voz e a alegria de um dos maiores representantes do autêntico forró de raiz brasileiro: Manoel Apolinário da Silva, conhecido popularmente…
Leia Mais
fora temer favela

O Fora Temer que vem da favela

Por: Morghana Benevenuto, de Porto Alegre, RS Temer Jamais, uma das tantas palavras de protesto que surgiram desde que Michel Temer tornou-se presidente ilegítimo, também é título de um som…
Leia Mais
sivuca

Sivuca: o poeta do som

Por: Paula Farias, de Fortaleza, CE* Severino Dias de Oliveira, paraibano, conhecido por seu apelido Sivuca, levou a sanfona para as maiores salas de concerto do mundo. Como um poeta…
Leia Mais
Eu preferia ter perdido um olho

A poética do jacaré

Por: Mariana Mayor, atriz, professora e pesquisadora de teatro “Eu preferia ter pedido um olho” é o primeiro livro da escritora paraense Paloma Franca Amorim. Lançado no início de maio…
Leia Mais
Get Out (Corra!)

OPINIÃO | Get Out (Corra!): uma análise-crítica sobre racismo a partir da primeira obra de Jordan Peele (com SPOILER)

Por: Felipe Sales, Maceió, Alagoas* Tive muitas dúvidas se deveria, ou não, escrever este texto. Não me encontro na posição social daqueles que sofrem cotidianamente as fustigações das opressões. Obviamente…
Leia Mais
luiz-gonzaga-12

70 anos do vôo da Asa Branca

Por: Ohana Alencar, de Fortaleza, CE Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, gravou a música Asa Branca, escrita por ele e o parceiro Humberto Teixera, no dia 03 de…
Leia Mais
Chico

Começa o show pelas Diretas no Largo da Batata em São Paulo

Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, o Metro Faria Lima não está funcionando mas ainda assim o largo fica mais cheio a cada minuto. O ato pelas Diretas…
Leia Mais
Foto

Profissionais de Imprensa ocupam prédio da JBS denunciado como propinoduto de Aécio

Imóvel é a antiga sede do jornal "Hoje em Dia", que em 2015 demitiu cerca de 150 funcionários sem pagar o última salário e direitos trabalhistas. Por Diego Franco David…
Leia Mais
IMG_0290

História clínica do assassino de Leon Trotsky

Por Leonardo Padura, Escritor Cubano. Autor de O Homem que Amava os Cachorros Tradução: Suely Corvacho Leonardo Padura escreveu esta história publicada recentemente na Revista 'ñ', da Argentina. Esquerda Online…
Leia Mais
cordel

Cordel | Fora Temer, fora todos os golpistas

Por Jorge Garrido, professor de história de Salvador. Nenhum direito a menos Nenhum golpista com paz Fora temer, fora temer Fora todo golpista a mais Hoje Brasília vai tremer Hoje…
Leia Mais
foto_sofiacortese-9412

Primeiro bloco feminino e feminista de Porto Alegre sai neste domingo

Por: Lucas Fogaça, de Porto Alegre, RS O bloco 'Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só' começou em fevereiro de 2016, num encontro que reuniu cerca de 300 mulheres.…
Leia Mais
photo4961107812008699849

Cineasta Carlos Pronzato fala da nova obra sobre os cem anos da greve geral de 1917

Por: Gisele Peres, de São Paulo, SP Argentino radicado no Brasil desde os anos 80, o cineasta Carlos Pronzato é um dos principais documentaristas da atualidade, com foco em temas…
Leia Mais
13900315_1006214306163282_8394997821056263039_n

Resposta da Batalha da Matrix ao MP paulista

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP Leia o relato da Batalha da Matrix, evento que ocorre em São Bernardo do Campo há quatro anos, sobre recente intimação…
Leia Mais
Antonio Candido se posicionou recentemente sobre o impeachment

Antonio Candido: pensamento brasileiro perde uma de suas vozes mais tenazes

Por: Ana Crelia, professora da Faculdade de Letras da UFRJ O pensamento brasileiro perdeu uma de suas vozes mais tenazes, pronunciada por quase setenta anos de atuação pública. Antonio Candido,…
Leia Mais
http-o.aolcdn.comhssstoragemidas15f800efbfb612ed0af017155573950e205262175candido-usp

Candido, gigante que nos fez maiores

Por: Fernanda Lobo* Existem duas categorias de pessoas inteligentes e eruditas. Uma abrange aquelas pessoas que, depois de as termos encontrado(ou lido), saímos nos sentindo mais ignorantes e pequenos. A…
Leia Mais
XAVIER

Nelson Xavier e a arte política no Brasil

Por: Mariana Mayor*, atriz, pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro Nesta quarta-feira (10), recebemos a triste notícia da morte do ator, diretor e dramaturgo Nelson Xavier, de 75 anos,…
Leia Mais
felipe demier depois do golpe2

‘Depois do golpe’: não perca o lançamento do novo livro do historiador Felipe Demier

Lançamento acontece esta semana, na cidade do Rio de Janeiro Da Redação O historiador e professor da FSS/UERJ Felipe Demier lançará, nesta semana, seu novo livro. “Depois do golpe: a…
Leia Mais
image

Quilombagem urbana que incomoda a burguesia: a Batalha da Matrix

Por Elber Almeida, do ABC paulista, SP Na 10ª matéria da série sobre as batalhas de rap no ABC, publicamos nos 4 anos de uma de suas principais referências Há…
Leia Mais
im1

As mobilizações de 1977 e a greve dos artistas

Por: Robson Corrêa de Camargo, de São Paulo Memórias da luta pela anistia e pelas liberdades democráticas no Brasil Em memória de Maria Cecília Nascimento Garcia, militante perene que compartiu comigo…
Leia Mais
divulgacao_philips_capa_alucinacao

Aquele amigo que embarcou comigo cheio de esperança e fé, já se mandou

Por: Rapazes e moças latino-americanos sem dinheiro no banco*, de Fortaleza, CE Pediram-nos para escrever sobre a morte do Belchior. Não conseguiríamos fazer algo impessoal sobre a obra desse rapaz…
Leia Mais
1976divulgacao_philips

Obrigado por tudo, Belchior

Por: Igor Dantas, do Rio de Janeiro, RJ Tenho 23 anos, recém-completos. Manhã do dia 30 de abril de 2017, recebo a notícia da morte do cantor e compositor Belchior. Ainda…
Leia Mais
garotas2

Sobre o livro ‘Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes’

Por: Carine Martins, de Belo Horizonte, MG Capa do livro Lançado no Brasil em fevereiro deste ano, o livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes reúne pequenas…
Leia Mais
capitain fantastic - divulgação

Capitão Fantástico: a arte como possibilidade

Por: Karina Lourenço, do ABC, SP O filme Capitão Fantástico, do diretor Matt Ross, de 2016, relata a história nada convencional de uma família americana rompida em quase todos os…
Leia Mais
13-reasons-why-fita-1-lado-b-site (1)

’13 Reasons Why’: os porquês do suicídio

Por: Micael Carvalho*, de São Luís, MA *Professor e militante do MAIS Terminei de assistir a nova série da Netflix “13 Reasons Why” (Os 13 porquês) e decidi escrever sobre…
Leia Mais
kurt

Kurt Cobain não era um ‘rebelde sem causa’

O líder do Nirvana era um militante anti-homofobia e tinha uma visão de mundo Por: Ademar Loureno, de Brasília, DF Se estivesse vivo, Kurt Cobain estaria decepcionado com a geração…
Leia Mais
8_reduz

Por um novo Cine Éden, em Ipiaú, na Bahia

Da Redação O Esquerda Online recebeu uma contribuição que relata a campanha de artistas da cidade de Ipiaú, na Bahia, para a reestruturação do Cine Éden. Veja, abaixo, e participe…
Leia Mais
mess

Às vezes sinto vontade

O Esquerda Online publica o poema, abaixo, do ativista Moisés, de São Bernardo do Campo, enviada como contribuição para o nosso portal. Para também contribuir, basta enviar seu texto para…
Leia Mais
atoSP

Com cortes em investimentos e criminalização da arte, Dória, Alckmin e Temer massacram os trabalhadores da cultura

Por: Kely de Castro, da Baixada Santista (SP) Nesta segunda (27), um ato reuniu sete mil pessoas contra o congelamento de verbas para a cultura pública da cidade de São…
Leia Mais
graciliano

O casamento maximalista: crônica de Graciliano Ramos

Por: Suely Corvacho, de São Paulo Durante as comemorações dos 100 anos da Revolução Russa, é sempre oportuno verificar como os ecos do acontecimento ressoaram no Brasil. Uma forma é…
Leia Mais
textohyago

Devaneios sobre a autobiografia da Rita Lee – com spoilers

Por: Hyago Brayan, de Brasília Brasília, 27 de Março de 2017. Caía uma tempestade na Marte do cerrado quando essa beesha que vos fala terminou de ler “Rita Lee: uma…
Leia Mais
fig

Entrevista: minas do graffiti

Por: Elber Almeida, do ABC O Esquerda Online entrevistou duas grafiteiras da grande São Paulo: Mel, do ABC e Pelox, da Capital. Em meio à perseguição à arte do graffiti…
Leia Mais
unnamed (1)

Polícia dificulta atividade cultural Batalha das Pistas, em Mauá, SP

Por: Everton Bertucchi, de Mauá, SP A Guarda Civil Metropolitana de Mauá impediu o acesso de cidadãos ao evento cultural Batalha das Pistas, que ocorre todas as quartas-feiras, no Parque…
Leia Mais
maxresdefault

O rosto borrado da juventude brasileira

Comentário sobre a Websérie "O Filho dos Outros" que estreou nesta quarta-feira na internet Por: Paulinho Tó*, de São Paulo, SP Sem dúvida, um dos elementos mais relevantes da conjuntura…
Leia Mais
received_1435844729783558

Jogo privado de espelhos é um relato cru sobre um futuro bem próximo

Por: Náthalia Lucia Gonçalves[1], de Santo André, SP Jogo Privado de Espelhos de Lucas Silva é um livro de ficção política que mostra um futuro que está a poucos anos…
Leia Mais
cinema

A Bela e Fera: Sonhar é preciso

Por: Hyago Brayhan, de Brasília E finalmente chegou aos cinemas a aguardada produção de “A Bela e a Fera” em live-action (termo utilizado no cinema para definir os trabalhos que…
Leia Mais