Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Festival de Diversidade LGBT acontece na próxima semana no ABC

Por: Marieu Amaral, do ABC, SP

A partir da próxima semana, acontecerá o 3º Festival das Diversidades Prisma do ABC, construído pelo Coletivo Prisma UFABC e com parceria e apoio de diversas organizações e movimentos sociais da região, entre elas o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O Festival ocorrerá entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro, nos campus da UFABC, em São Bernardo e Santo André, além de no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com o intuito de dar visibilidade à comunidade LGBT, ainda mais na atual conjuntura de aprovação do Cura Gay pela Justiça Federal de Brasília.

A organização do festival explica a ideia do projeto no evento: “Nasceu com o objetivo de dar visibilidade e empoderar a população LGBT não só da UFABC, e sim de todo o Grande ABC. Mais do que isso, visamos desconstruir os padrões heterocisnormativos impostos pela sociedade, resistir ao preconceito, discriminação e à homo-lesbo-bi-transfobia, quebrar tabus, paradigmas, ousar e estabelecer que a UFABC é um lugar onde se tem diversidades e onde se desconstrói padrões opressores da sociedade de forma interseccional, abordando o machismo, a misoginia, o racismo, os recortes de classe, a diversidade sexual e de gênero”.

A programação conta com discussões e atividades que contribuem para o desenvolvimento do tema, para avançar na luta contra a LGBTfobia e para informar aqueles que não fazem parte da comunidade, mas querem lutar junto.
É muito importante que todos compareçam, e de extrema importância que aqueles que são militantes ou simpatizam com a luta da esquerda participem, já que é um assunto ainda pouco discutido no meio. Quando é, não são os próprios LGBTs que falam, ou o assunto não é falado com recorte.

O Festival já é reconhecido na região e foi premiado nacionalmente pelo Prêmio Educação para o Respeito à Diversidade, na categoria 9: iniciativa de programação do respeito à diversidade sexual nas universidades, em 2015. O Coletivo Prima organiza atividades na UFABC, com parcerias da comunidade acadêmica e de outras organizações dos movimentos sociais.

Atividades como essa se tornam cada vez mais necessárias, ainda mais em uma universidade federal, já que muitos casos de LGBTfobia acontecem nessa instituições. É incrível saber que ocupamos mais um espaço de luta, por isso convidamos todxs a participarem. A programação está disponível no evento.

Foto: Leo Pinheiro / Fotos Públicas

Marcado como:
abc / lgbt / ufabc