Peça Dez dias que abalaram o Mundo e um coletivo em risco

Por: Miguel Frunzen, do Rio de Janeiro, RJ

10 dias 3Neste sábado (9), no Armazém da Utopia, no Rio de janeiro, foi realizado um ensaio aberto da peça “Dez dias que abalaram o mundo”. Com o trabalho ainda sendo instalado, os espectadores fizeram uma breve viagem a cem anos, nas ruas do bairro de Viborg, na Petrogrado russa.

A fome, a angústia da operária russa grávida que deve amarrar a barriga para não perder o emprego, o soldado que deve atirar sem olhar nos olhos de seu morto. Em um simples ensaio, numa pequena amostra, sob as “Vivas” de soldados e operários, a histórica companhia de teatro carioca Ensaio Aberto envolveu o público, que participava em pé, surpreendida pelos tiros e pelo fluxo do elenco que colocava cara a cara com a revolução ou, quem sabe, 10 dias 2com um Lenin ou Trotsky muito bem caracterizados.

Colocava ao público a decisão, em meio à penumbra do inverno russo, desviar para a esquerda, para a direita, ou ser atropelado pela História da peça.

Mas, a trupe de revolucionários da companhia Ensaio Aberto enfrenta o desafio de encenar a revolução de 100 anos em tempos de golpe e crise no Brasil. A fabulosa peça está ameaçada de parar por falta de investimentos. A companhia, ao fim do ensaio, convocou o público para o real objetivo da pequena amostra, buscar a ajuda da esquerda para esse impasse.

Os espectadores eram vários e várias militantes de esquerda, partidos como PSOL, PT, PCdoB, parlamentares e sindicatos. Imbuído pelo ar revolucionário do ato, o diretor Luiz Fernando Lobo destacava que “a esquerda deve ma10 dias 1nter a esquerda” e que “não vamos ficar reféns de uma lei Rouanet que capita recursos de acordo com o interesse das empresas”.

Qualquer um pode contribuir para que o espetáculo aconteça. O Esquerda Online se soma à campanha. Entre em contato, fale com sua organização e veja como pode ajudar, ou convidar a companhia para a sua cidade, ou local de trabalho.

Basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Imagens: Trechos do ensaio aberto da peça Dez Dias que Abalaram o Mundo. Por: Esquerda Online