Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Nova ocupação do MTST floresce em São Bernardo do Campo

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP

Com um déficit habitacional que inclui mais de 92 mil pessoas, enquanto possui um grande número de terrenos ociosos que não cumprem sua função social, São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é o retrato de um país em que o direito à moradia é desrespeitado, mesmo sendo previsto na constituição.

Neste cenário, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) organizou uma ocupação num terreno próximo à montadora de caminhões Scania. A ocupação iniciou na noite de sexta-feira (1), e conta com centenas de famílias, dando vida a um terreno desocupado a mais de 30 anos e que servia apenas para especulação imobiliária. Ainda não possui nome, que será decidido em breve.

Neste sábado (2), foi feito um pedido de reintegração de posse. Porém, as famílias resistem e a ocupação avança, apesar das ações da Guarda Civil Municipal, que impede a entrada de lonas, bambus e outros materiais para construção de barracos. No local, já foi organizada uma cozinha comunitária que precisa da doação de alimentos para fortalecimento do movimento.

Local da ocupação: Rua João Augusto de Souza, próxima à portaria 5 da Scania.