Pular para o conteúdo
BRASIL

OPINIÃO | Lula deveria fazer compromisso com os trabalhadores

Sao Bernardo do Campo- SP- Brasil- 24/01/2017- Ex-presidente Lula participa da reunião da direção ampliada da CNM / CUT. Foto: Filipe Araújo

Por: Miguel de Paula, do ABC, SP

Na última semana, foi noticiado pela grande mídia que ninguém menos que a herdeira do Credit Suisse, um dos maiores bancos do mundo, fez uma doação de R$ 500 mil a Lula. Longe de se tratar de um fato isolado, a relação de Lula com grandes empresários e grandes banqueiros é permanente, ao menos desde que esse foi presidente da República. É sempre bom lembrar que “nunca antes na história deste pais” os bancos lucraram tanto quanto nos governos do PT.

A doação da herdeira do Credit Suisse revela a relação que Lula mantém com parte do capital financeiro internacional. Relação essa que se expressa não só em doação direta, como neste caso. Mas, se expressou em propostas e planos de governo que mantiveram o pagamento da dívida pública, juros altos, e uma série de benesses aos banqueiros nacionais e internacionais.

Justamente por essas propostas não foi possível avançar de forma consistente na distribuição de renda e igualdade social, e seguirá assim com os reiterados compromissos que Lula tem feito com essas mesmas propostas e banqueiros.

A grande contradição é que esse mesmo Lula tem participado de diversos atos contra as reformas de Temer. Reformas que o setor financeiro, em particular o internacional, está aplaudindo, e que já vão possibilitar um novo patamar de exploração no país, o que pra eles significa bilhões a mais em lucros.

Ora, como Lula pode estar dos dois lados ao mesmo tempo?
Lula deveria rever seus compromissos, começando com a luta dos trabalhadores, que vem sendo duramente atacados por Temer. Deveria ir à TV, utilizar seu prestígio para convocar uma nova greve geral para derrotar a Reforma da Previdência e colocar novamente na ordem do dia a derrubada do governo Temer. Esse deveria ser o compromisso de Lula e do PT.

*O texto reflete a opinião do autor e, não necessariamente, a linha editorial do Esquerda Online.

Foto: Filipe Araújo

Marcado como:
credit suisse / lula / pt