Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Participação dos trabalhadores da TI de Porto Alegre no dia nacional de mobilização

Por: Martina Gomes, de Porto Alegre, RS

Os trabalhadores da PROCERGS, empresa pública de TI do Estado do RS, e os trabalhadores da unidade do SERPRO de Porto Alegre fizeram duas horas de paralisação, neste dia 14 de setembro, como parte do calendário de luta específico da categoria, mas também do dia nacional de mobilizações e lutas.

Durante duas horas, centenas de trabalhadores saíram de suas mesas e seções de trabalho atendendo ao chamado das Organizações por Locais de Trabalho (OLTs) e do SINDPPD-RS, ficando no pátio da empresa em que trabalham, conversando e debatendo sobre a situação das lutas e dos ataques dos governos federal e estadual e das empresas.

Os trabalhadores da PROCERGS estão há semanas em mobilização para conquistar o reajuste salarial e também para evitar que a empresa seja privatizada, junto com outras estatais gaúchas, como pretende o governador José Ivo Sartori (PMDB). No SERPRO, os trabalhadores fizeram a mobilização pois está em andamento em Brasília uma mesa de negociação que por ora não tem avançado.

Aproveitando o espaço, houve uma mini palestra sobre a reforma trabalhista que foi aprovada em Brasília e que deverá entrar em vigor no início de novembro. Os trabalhadores escutaram atentos e preocupados e fizeram várias perguntas.

O dia de mobilização nacional é importante para potencializar as lutas específicas. Aos trabalhadores do SERPRO e da PROCERGS resta a continuidade da mobilização para defender a empresa pública, arrancar o reajuste salarial e manter os direitos.