Pular para o conteúdo
BRASIL

MAIS lança carta ao Chico Alencar e à militância do PSOL

Da Redação

O Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) lançou nesta sexta-feira (01) uma carta ao deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e à militância do PSOL, onde argumenta ser uma necessidade o lançamento, a partir do congresso do partido, de uma pré-candidatura à Presidência da República para a eleição de 2018. “Não temos ilusões no processo eleitoral dominado pelo poder econômico. Mas compreendemos a importância de apresentar uma alternativa política também no terreno eleitoral. Uma candidatura contra a direita e a reação, e também em alternativa ao lulismo e ao petismo, para abrir novas perspetivas”, afirma.

Confiram a íntegra, abaixo:

Carta ao Chico Alencar e à militância do PSOL

É preciso abrir uma brecha para a esperança. A crise política, social e econômica do Brasil é também uma crise de projeto de país.

Em meio ao cenário de apatia crescente, é necessário relançar o sonho de transformação. Relançar o sentido político e programático que abra a perspectiva para um projeto emancipador.

E essa é uma tarefa que cabe à esquerda anticapitalista, isto é, àquelas e àqueles que não se renderam à ordem dominante.

O difícil cenário nacional é terreno fértil para o surgimento de fenômenos mórbidos, como o neofascismo de Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas. E também alimenta as pretensões de políticos ultra-reacionários como João Dória (PSDB), que se vestem cinicamente do “novo”, do “anti-político”.

Lula e o PT, por sua vez, acenam ao povo com uma mão, para com a outra cortejar os coronéis de sempre. Reféns da conciliação com os ricos e poderosos, querem reeditar o projeto que conduziu ao golpe parlamentar. Perderam o sentido de futuro, de mudança.

É hora de abrir espaço ao que existe de novo na esquerda, abrir caminho para um projeto socialista de transformação. É hora do PSOL lançar uma pré-candidatura à Presidência da República. Para, assim, apresentar um programa que reencante os trabalhadores e a juventude. Um programa com ousadia e coragem.

O MAIS acredita que o PSOL não deve atrasar mais o lançamento da pré-candidatura presidencial. É preciso que o congresso do partido reafirme ou defina um nome. Isso sem fechar portas para novas possibilidades que surjam do processo de reorganização da esquerda. Como, por exemplo, aponta a iniciativa de debate programático em torno da plataforma VAMOS, impulsionada pela Frente Povo Sem Medo.

Pensamos, também, que a candidatura do PSOL deve buscar expressar uma frente de esquerda, que envolva movimentos sociais (como o MTST), sindicais (como a CSP-Conlutas e as Intersindicais), de opressões, outros partidos políticos e organizações (como PCB e o PSTU), intelectuais marxistas, artistas e os milhares e milhares de ativistas que protagonizam as lutas do dia a dia em nosso País.

Por isso, temos pleno acordo com o deputado Chico Alencar quando, ao colocar a possibilidade de seu nome para a candidatura presidencial ou para o Senado pelo estado do RJ, afirma: “É preciso combater, no Brasil, os promotores da crise de destino em que nos afundamos como País. A apatia que eles estimulam ajuda no avanço do projeto regressista em curso”.

Nesse sentido, o MAIS, como corrente interna do PSOL, tem a convicção de que Chico Alencar seria um excelente candidato a presidente, para ser o porta-voz de um programa anticapitalista para mudar o Brasil. Por isso, tem o nosso apoio.

Sabemos que as mudanças profundas que o Brasil precisa virão da mobilização e da organização do povo trabalhador e oprimido. Uma nova alternativa de esquerda deve ser forjada “a quente”, no calor das lutas. Não temos ilusões no processo eleitoral dominado pelo poder econômico. Mas compreendemos a importância de apresentar uma alternativa política também no terreno eleitoral. Uma candidatura contra a direita e a reação, e também em alternativa ao lulismo e ao petismo, para abrir novas perspectivas.

Saudações socialistas,

Executivo Nacional do #MAIS

Marcado como:
Chico Alencar / MAIS / psol